05/12 até 22/12 – Espetáculo de som e imagem deixam a esplanada do Theatro Pedro II em clima natalino
Show de mapping pode ser visto todos os dias até o dia 22, entre 20h30 e 22h, na fachada do Theatro Pedro II; além disso, diversas atrações gratuitas fazem parte do Natal Luz
As noites do Centro de Ribeirão Preto estão mais iluminadas e com trilha sonora natalina. Até o dia 22, entre 20h30 e 22h, o público pode ver um espetáculo de cores e som na fachada do maior símbolo cultural da cidade, o Theatro Pedro II. O show de mapping faz parte da programação do Natal Luz, uma série de atrações realizada pela ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, e Sincovarp – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, com o apoio do SICOOB COOPERAC e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
O vídeo mapping ou mapeamento de vídeo é uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares. Através da utilização de um software, os objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente. Com essa técnica, é possível criar dimensões extras, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos. As imagens são combinadas com áudio.
“Pensamos em algo diferente para trazer a magia do Natal para o Centro de Ribeirão Preto este ano. Com o uso da tecnologia, conseguimos criar um espetáculo que encanta e emociona”, afirma o presidente da ACIRP, Dorival Balbino.
Para Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II, a tecnologia utilizada para o mapping esse ano, no Theatro Pedro II, foi inovadora e alcançou um resultado belíssimo. “O Quarteirão Paulista está incrível, a população e os nossos visitantes de toda a região estão encantados com o show de luzes. O trabalho resultante da união entre ACIRP, Sincovarp, Prefeitura, Cia Minaz e Fundação Pedro II trouxe ao Centro de Ribeirão Preto o espírito de Natal e está emocionando a todos com tanta beleza”, afirma.
O mapping foi utilizado na chegada do Papai Noel, no último dia 5. O bom velhinho apareceu na sacada do Theatro Pedro II e acendeu as luzes do calçadão e da praça XV de Novembro. Até o dia 24, ele fica em seu palácio, no Centro Cultural Palace.