21ª FIL terá espaço para troca de livros
Durante o evento, a Esplanada do Theatro Pedro II, no centro de Ribeirão Preto, recebe um espaço para ação de troca de obras literárias. Os visitantes da FIL poderão levar qualquer livro e em troca também retirar outro exemplar
Ribeirão Preto (SP), 15 de agosto de 2022 – A 21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto terá um espaço exclusivo para a troca de livros, projeto permanente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento. A ação acontece na Esplanada do Theatro Pedro II, no Parklet, localizado no centro de Ribeirão Preto, de 20 a 28 de agosto, das 9h às 20h.
Para realizar a troca, basta levar um livro em bom estado de conservação e retirar alguma obra de interesse, de forma totalmente gratuita. Serão aceitas obras de qualquer título literário, com exceção os de publicações técnicas, didáticas, apostilas e enciclopédias. Um monitor do evento estará presente no momento da troca para orientações.
“Temos um programa permanente de doação de livros e, durante a feira, revitalizamos outra ação que sempre tem adesão do público: a troca de livros, também realizada em outros projetos e eventos. Neste ano, teremos um espaço exclusivo para essa permuta e visamos com essa ação exercermos a democratização no acesso ao livro e à leitura”, mostra Viviane Mendonça, superintendente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
A FIL será realizada de 20 a 28 de agosto de 2022, com cerimônia de abertura no dia 19 de agosto, às 19h30. Neste ano, o evento será realizado de forma híbrida, ou seja, presencial em vários locais de Ribeirão Preto e com algumas atividades transmitidas ao vivo através da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento.
Nesta 21ª edição, que tem o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, a FIL contará com diversas atividades artísticas, literárias e culturais, durante 10 dias. Os homenageados são: Ariano Suassuna (escritor), Carolina Maria de Jesus (escritora), Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autor educação), João Augusto (autor local), José Isaac Peres (patrono) e Isabel Cassanta (professora).
A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas edições presenciais, a FIL recebe, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes.
No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.
Para saber mais sobre a FIL 2022:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.