2º Fórum Regional – Lei Maria da Penha

Vídeo com vários momentos do evento

Neste dia 25/08 em Ribeirão Preto – SP aconteceu o 2º Fórum Regional em comemoração aos 12 anos da Lei Maria da Penha. 

Em Agosto de 2016 o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher sob a gestão da advogada Dra. Najla Ferraz promoveu o I Fórum Regional em referência aos 10 anos da Lei Maria da Penha Avanços e Conquistas.

O Evento pioneiro em nossa região, idealizado pela advogada voltou a ser realizado em nossa cidade e agora organizado em parceria com Programa de Mãos Estendidas.

Em um formato inovador o II Fórum exibiu o premiado Documentário brasileiro Legitima Defesa dirigido e produzido por Susanna Lira que conta a história de mulheres vítimas de violência doméstica que mataram seus agressores para sobreviver. Com a presença de mais de 100 pessoas o Documentário foi exibido e em seguida foi promovido um debate.

O documentário alerta que infelizmente esta situação expõe que todos os serviços de proteção e acolhimento previstos na Lei Maria da Penha falharam em sua integralidade.

Várias entidades estiveram presentes no II Fórum Regional. Na mesa estava o Conselho da Mulher, Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Casa da Mulher, AARP Associação dos Advogados de Ribeirão Preto.
No plenário havia representantes da Comissão da Mulher Advogada da 12a. SUBSEÇÃO da OAB/SP, ASAS Associação das Advogadas e Estagiárias de São Paulo, Presidente do Parlamento da Região Metropolitana vereador Fernando Viana e vereadores Luciano Mega, Glaucia Berenice e Alessandro Maraca.

Durante o Fórum entre todos os debatedores foi unânime a conclusão de que o problema é como atender vítimas da violência, já que há a falta de políticas públicas que permitam desde o acolhimento à orientação, mas foi também falado do debate sobre gêneros que também necessita avançar no âmbito da educação no nosso país.

A violência contra a mulher certamente está intimamente relacionada com a falta de políticas públicas, mas é algo que mostra a necessidade de mudança da cultura machista e feminicida que leva ao processo da violência. Esse aspecto convida o poder público a debater como educar a sociedade quanto aos direitos de todos.

Todas essas conclusões foram fruto, após o documentário Legítima Defesa, do debate sobre o tema: “Vítima ou ré, qual é o lugar da mulher na sociedade?”

Foi bastante criticada ausência da mulher no espaço político por entender que como presença em números da população sua representatividade não se faz assim visível. Assunto que não é novo mas ainda sem resultados frente às demandas femininas.

Foi também muito falado dos aspectos sociológicos educacionais e questões relacionadas a leis no Brasil e como ainda há atrasos e desafios para serem corrigidos. 

O Evento foi de muito sucesso. Todas as entidades e os vereadores presentes da casa, firmaram o compromisso de se fazerem unidade de propósitos para aumentar a busca de soluções para a causa em Combate à violência contra mulher.

A partir desse II Fórum nasce uma proposta de se estudar em Ribeirão Preto efetivamente o fenômeno da violência para serem traçadas junto ao poder público medidas executivas urgentes e eficazes.

Saiba mais: https://www.facebook.com/ProgramaMaosEstendidas/

Documentário: Legitima Defesa

O longa conta a história de três mulheres que, como tantas outras, foram vítimas de constantes agressões físicas e psicológicas por parte de seus companheiros. Porém, contrariando as estatísticas e o destino comum à maioria, elas reagem, e matam o homem que amavam para sobreviver. Acusadas de homicídio, essas mulheres enfrentam o julgamento da Justiça, da sociedade e o delas próprias, enquanto tentam reconstruir suas vidas.

O documentário estreou em dezembro de 2017 no canal CineBrasilTV (sky), e foi exibido nos festivais internacionais Mujeres en Foco ( Buenos Aires), onde recebeu o prêmio de Melhor Filme, no China’s Woman Film Festival ( Hong Kong) e no EDOC ( Equador).

“LEGíTIMA DEFESA” é uma produção da Ocean Films e da Mera Semelhança, produtora carioca das irmãs, naturais de Florianópolis, Leda e Sara Stopazzolli. Foi produzido por Leda Stopazzolli, dirigido por Susanna Lira e roteirizado por Sara Stopazzolli. Após a sessão, haverá um bate-papo com Sara, Leda e convidadas.

/// SINOPSE
Maria, Daiane e Úrsula são mulheres que, como tantas outras, foram vítimas de constantes agressões físicas e psicológicas por parte de seus companheiros. Porém, contrariando as estatísticas, elas reagem, e matam o homem que amavam para sobreviver. Acusadas de homicídio, essas mulheres enfrentam o julgamento da Justiça, da sociedade e o delas próprias, enquanto tentam reconstruir suas vidas.

LEGíTIMA DEFESA
Documentário | 78 min | 2017 | 14 anos
Direção: Susanna Lira
Produção: Ocean Films e Mera Semelhança

REDES SOCIAIS
Página no Facebook: https://www.facebook.com/legitimadefesaofilme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *