Empresária cria linha de produtos para comer e beber à base de erva-mate
Em três anos, Carla Mikolaiewski cria a Gourmate, marca que reúne diferentes produtos e que tem a planta como protagonista
Por Mariana Honesko
A erva-mate colocou o Paraná no mapa do Brasil, chegando a representar 85% da economia no final dos anos 20. O ciclo econômico da planta começou em 1820 e terminou junto com o restante da economia mundial na crise de 1930. Até este período, foi a base econômica dos estados do Sul. Não é por acaso que, além da araucária – outro grande símbolo para o Estado – o ramo da erva-mate também está no brasão da bandeira paranaense.
Cruz Machado, no interior, segue ocupando uma importante posição na produção da planta. É de lá que vem a segunda maior produção nacional de erva-mate, segundo dados do Governo do Estado. O município responde por 9% de toda a produção brasileira. Foi na pequena cidade também, onde a maioria dos habitantes mora no campo, que a sonhadora e visionária Carla Mikolaiewski passou boa parte dos finais de semana e férias escolares. Brincando e se desenvolvendo na propriedade da família, a menina que gostava de esportes e que acreditava que o futuro estava em uma profissão que aliasse educação à vida saudável, foi morar em Concordia (SC) e cursou Educação Física. Tornou-se professora. “Eu sempre queria trabalhar com algo do futuro e eu tinha sempre a certeza que seria com a saúde. Fui professora concursada por 13 anos, trabalhei com atletismo, amava o Basquete, lecionei para os adolescentes, do Ensino Fundamental ao Médio, e fui muito feliz. Só que eu sabia que eu um dia eu retornaria para o negócio da minha família”, conta.
O destino trouxe Carla de volta às suas raízes há três anos, por conta de um problema de saúde de sua mãe. Ela e os dois irmãos, acabaram ficando novamente mais próximos, o que acabou impulsionando a tomada de algumas decisões importantes para os negócios da família. Uma delas foi bastante desafiadora: aceitar o desafiador convite de Tadeu, o irmão do meio, para transformar o conceito da fazenda de erva-mate em algo completamente inovador. Junior, o caçula, é médico, mas segue contribuindo na gestão da empresa.
Assim, a primeira mudança foi construir a Agroindústria Qualitá, que foi sonhada para ser diferente de todas as outras da região, com tecnologia, certificações e muita qualidade. “O Tadeu queria algo com propósito diferente, uma indústria limpa, organizada, certificada, levar eva-mate para o mundo. No dia 1° de maio de 2018, ele me chamou na fazenda com a estrutura quase pronta e eu não tive dúvidas. Eu disse pra ele: ‘aqui será a minha nova quadra’”, conta a ex-professora de Educação Física, emocionada, comparando o espaço com as quadras de basquete que tanto frequentou.
Carla se jogou de cara e logo precisou estudar muito para implantar as certificações importantes na empresa, entre elas, a de produção Orgânica e a de Comércio Justo. Sem medo de desafios, a empreendedora se lançou em um ramo dominando por homens e recebeu um novo presente do irmão. Ao voltar de uma feira na Alemanha, ele trouxe experiência e uma revolução. “Um blend de erva-mate verde e maracujá. Eu nunca tinha visto a erva-mate sendo tomada assim, como chá. Só conhecia como a maioria de nós, sendo consumida ou na forma de chimarrão ou na forma de tereré”.
GOURMATE
A partir daquele pequeno exemplar germânico, Carla descobria um mundo de possibilidades. Nascia ali e será lançado oficialmente no dia 4 de dezembro, quando Carla completa 40 anos de idade, a Gourmate, uma marca que reúne a força da erva-mate em notas suaves e bem temperadas. São produtos que incluem a erva-mate no dia a dia, como alimento para comer e beber, com sabor agradável e surpreendendo por não deixar pratos ou bebidas em tons verdes, por exemplo. “Meus 40 anos são um marco importante na minha vida pois representam a guinada positiva que eu minha família tivemos. Unidos na dor, pela doença da mãe, na fé pelo milagre da recuperação dela temos uma história de vitorias e superação muito grande e linda. Acredite: nada veio fácil, mas nossa sorte é que temos muita sorte e somos muito abençoados”, narra Carla.
A escolha do nome para a marca, Gourmate, foi especial e no mínimo, divertida. Pois foi a partir de uma brincadeira com o termo ‘gourmet’, que ineditamente transforma a erva-mate em alimento. “Gourmetizar” não tem nada a ver em tornar a erva-mate inatingível, ao contrário. Trata-se de valorizar do produto, ao mesmo em que apresenta uma proposta de consumo completamente diferente. “Precisamos pensar em, acima de tudo, que a erva-mate é a atividade econômica mais importante da nossa região. Quanto mais pessoas tiverem envolvidas com ela, mais importante será”, incentiva Carla.
PRODUTOS
Os novos produtos são saudáveis, práticos e saborosos. No caso dos chás, por exemplo, eles podem ser consumidos quentes ou frios, em drinks ou adicionados ao popular chimarrão! A erva-mate consumida dessa forma ganha diferentes sabores e aromas e é muito suave, quase adocicada. Já para a paleta de sabores para pratos salgados, vale abusar da criatividade sem medo de colocar boas pitadas aos pratos da cozinha. Ovos, carnes e saladas, por exemplo, ficam muito bons com a releitura dos temperos chimichurri, ervas de Provence, lemon pepper e mix prático.
Para elaborar toda essa linha de produtos, Carla precisou se dedicar bastante. Deixou o lado professora para virar aluna e estudou muito! Dentre as capacitações realizadas para chegar aos resultados finais, vale destacar algumas, como o curso de Tea Blender realizado pelo Instituto Chá; a capacitação pela Escola de chá Embahu que a tornou especialista em Chá N1; e a realização do módulo Essencial de erva-mate, pela Academia Brasileira de Mate e Chá. Na reta final de 2021, a empresária é aluna do curso de Sommeliere de Mate, pelo Instituo Chá. “Acredito muito que para que uma marca cresça, é preciso dedicação e conhecimento para que ela realmente se desenvolva e seja relevante. É exatamente assim que a Gourmate é”, define Carla.
Para conhecer a linha completa, basta acessar ao site, https://www.gourmate.com.br/
Crédito da foto: Lucas Ferreira/BOB Publicidade
LEGENDA: Carla Mikolaiewski