Toalhas de banho têm validade? Saiba quando trocar as suas
Muitos itens do nosso dia-a-dia não são feitos para um uso indiscriminado de tempo. Por mais atentos que sejamos, muita gente ignora que tecidos também têm a sua validade. No caso das toalhas de banho, um cuidado maior se faz necessário.
A toalha é um utensílio de uso diário e isso faz com que ela fique exposta a umidade, calor e até mesmo bactérias. O especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero, explica porque é importante observar a vida útil dessa peça. “Normalmente as toalhas ficam dentro dos banheiros, o que acaba por expor o tecido a intempéries que o degradam, isso sem contar com as bactérias. O banheiro é uma das áreas mais suscetíveis à proliferação de microrganismos como fungos, ácaros e bactérias de uma casa. A toalha ali presente se torna um abrigo propício para o acúmulo deles. Por mais que sejam feitas lavagens constantes, chega um momento em que não é mais indicado a higienização e sim a troca”, comenta Previero.
A validade das toalhas está diretamente relacionada à frequência de utilização, assim como as lavagens regulares. “Em circunstâncias de uso constante, estima-se que uma toalha de banho tenha uma vida útil de 1 a 3 anos no máximo” afirma Previero.
O especialista orienta que a higienização seja feita pelo menos uma vez por semana. “Quando nos secamos a toalha absorve algumas impurezas do nosso corpo, como células mortas da pele, fios de cabelos, entre outros resíduos, isso faz com que haja um acúmulo de microrganismos, com o passar do tempo e por mais que tenhamos a ideia de sairmos limpos do banho, a toalha precisa ser higienizada corretamente”, explica Previero.
Como cuidar das toalhas de banho:
Existem algumas regras básicas para o cuidado na hora de higienizar. Confira algumas dicas do especialista da Quality Lavanderia para preservar a vida útil das toalhas:
Lavar ao comprar:
Essa regra é primordial, além de produtos químicos usados nos processos de tecelagem, muitas toalhas ficam expostas ao toque nas lojas, sem contar que algumas marcas usam uma goma para que as peças fiquem bem alinhadas nas prateleiras, portanto é fundamental lavar antes de colocar à disposição.
Não lavar com excesso de sabão
Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de sabão não contribui para uma melhor higienização e ele é um dos grandes responsáveis para que o tecido fique duro, uma vez que o acúmulo de resíduo obstrui as fibras tornando-o menos suave e impedindo a melhor absorção de água, sem falar da irritação na pele que resíduos de detergente na toalha pode causar.
Secar sempre à sombra
O sol direto no tecido, assim como o calor danificam as fibras que acabam por enrugar e ressecar a toalha. A incidência de raios solares contribui com o desbotamento da cor .e poder remover totalmente a umidade das fibras, deixando-as ásperas.
Não passar
Todo mundo gosta do aspecto do tecido esticado e alinhado, seja para ficar no banheiro ou armazenado no armário. Porém o ferro de passar muitas vezes queima as fibras e o calor prejudica a qualidade do produto. Quando se trata de toalhas com tecidos mais delicados como as de algodão egípcio, o resultado é terrível.
Lavar separadamente
Nunca misture toalhas com outros tecidos como lençóis e roupas. As toalhas costumam soltar pequenos fiapos que grudam nos outros artigos, assim como as impurezas presentes. Também é recomendável separar por cores para evitar manchas.
Higienizar com água fria
Assim como o sol e o ferro ressecam o tecido, a água quente também causa esse efeito, portanto sempre lave com água fria. Outro fator importante é prestar a atenção na recomendação da etiqueta do fabricante, depois escolha o ciclo certo na máquina, sem ser leve ou pesado de mais.