Startup: uma nova alternativa de investimento

Alta rentabilidade, participação ativa no desenvolvimento do projeto e aquisição de novos conhecimentos são alguns dos atrativos das startups

 

Diante da tendência da queda de juros e de sua manutenção em patamares mais baixos, cada vez mais as pessoas estão despertando para novas alternativas de investimento. Uma delas é apostar nas startups.

Em Ribeirão Preto, o Sevna Startups reúne um portfólio de 20 empresas em estágio inicial, cujo valor está avaliado em R$ 30 milhões. A aceleradora, projeto que aproxima investidores, mentores e empreendedores criando um ambiente propício para a evolução dos negócios, é uma boa opção para quem quer se arriscar em novos meios de fazer o dinheiro render.

A alta rentabilidade é um dos principais atrativos das startups. Entretanto, a possibilidade de alto risco é proporcionalmente grande. Mas, se o investidor faz escolhas certas, entende que está envolvido em um projeto de longo prazo e participa do desenvolvimento da startup, ele pode direcionar melhor o seu investimento, aumentando as chances de retorno de capital e de fazer um bom negócio.

“A rentabilidade de uma startup decorre necessariamente da atividade produtiva a que ela se propõe. Investir em produção é muito mais sólido do que investir em especulação financeira”, afirma Dario Sena Gouvea, investidor de startups e consultor de empresas.

Segundo Dario, o sucesso de uma startup implica numa escalabilidade explosiva. Assim, com um pequeno investimento é possível ter um ganho muito grande.

Além da alta rentabilidade, há outros bons motivos para se investir em uma startup, como poder participar diretamente da construção do projeto. “Desta forma, apoiamos boas iniciativas, auxiliando o desenvolvimento econômico do nosso país”, explica Wladimir Bianchi, investidor de startups e diretor executivo da Empresa Despertar.

“Estar próximo ao ambiente de uma aceleradora nos permite aprender muito, observando novos métodos para gestão e performance”, acrescenta Wladimir.

Já o investidor Mario Arias Martinez, diretor comercial da CHB, empresa especializada em sistemas de gestão para o agronegócio, aponta a exploração de novos mercados como um ponto positivo de se apostar em startups. “Investimos em startups com o objetivo de prospecção de novos negócios baseados em oportunidades inovadoras com potencial de criação”.

Sobre o Sevna Startups
O Sevna Startups é o programa de aceleração de startups mantido pelo Instituto Sevna, com sede no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto (SP). A aceleradora iniciou sua operação em 2015, promoveu quatro ciclos de aceleração completos, está com o quinto ciclo em andamento e inscrições para o sexto ciclo abertas até o dia 29 de julho. O Sevna reúne atualmente um portfólio de 20 startups, cujo valor está estimado em R$ 30 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *