Facebook acerta na política de restrição de usuários com menos de 13 anos?
“Procuramos como especialista o jornalista Fagner Viana para falar do tema. Muitos pais sente insegurança de deixar seus filhos utilizarem a internet Principalmente as chamadas redes sociais”
O Facebook noticiou que a partir do mês de julho de 2018 não permitirá que menores de 13 anos se inscrevam no perfil da rede.
Sabe-se que essa cautela é necessária quando se tem Fatos e não apenas suposições de acontecimentos envolvendo menores de idade
Pedofilia, um dos problemas mais combatidas na atualidade é o que norteia a decisão de muitos pais quanto a restringir o uso das redes sociais por menores de idade.
No entanto a pedofilia não é a única preocupação que se tem quanto à internet há também a facilidade de grupos manipularem situações que causem risco de vida para crianças e adolescentes
O que promove a fragilidade de crianças e adolescentes é a falta de maturidade e discernimento inerente à fase de desenvolvimento que passam.
Assim se faz necessária a presença orientação e supervisão dos Pais para intermediar e auxiliar em situações que a criança ou o adolescente não tem tenham preparo.
No mundo de hoje em que circulam muitas notícias, em que se tem lugar o discurso da Igualdade, da inclusão, da ética, do combate à corrupção, as informações e imagens circulam de forma democrática e isso não deve ser entendida como um risco.
O risco é saber que qualquer opinião possa ser lida ou interpretada por uma criança ou um adolescente de maneira a causar deturpações ou mesmo incompreensões.
“Os pais precisam cada vez mais entender que o desenvolvimento dos filhos está relacionado ao número de estímulos recebidos e hoje esses estímulos são muitos. Razão essa para aumentar a supervisão e também o ensinamento de comportamentos positivos.” Afirma a coach, Heloísa Pedrosa.
Mas essa restrição do Facebook é positiva ou não para quem lida com notícias?
Fagner Viana, jornalista diz que “A postura do facebook condiz com a sua política de manter os usuários informados com ideonidade. Uma vez que crianças e adolescentes enfrentavam problemas sérios com usuários pretensiosos em espalhar o ódio, cometendo crimes de pedofilia e assédio, contra os mesmos.”
O jornalista Fagner também alerta quanto a ineficácia do controle das informações, se não for feito também pelas grandes redes sociais.
“Isso porque o controle dos pais com os seus filhos com o uso da rede tornava-se algo impossível. Outrora o jogo mortal baleia azul que vitimou crianças do mundo inteiro, deu-se por vez em relação a fragilidade dos usuários, onde os alvos eram justamente crianças e adolescentes.”
Assim, com base na opinião do Especialista Fagner Viana, há sim grande importância na ação do Facebook para que pais, crianças e adolescentes sejam protegidos contra a má fé de grupos ou pessoas.
Saiba mais sobre as decisões do Facebook neste artigo do Jornal Tribuna Ribeirão (link:
http://www.tribunaribeirao.com.br/site/facebook-vai-banir-menores-de-13-anos/)
E você o que pensa de haver o controle e a punição de forma efetiva pelo Facebook para quem não cumpre a idade mínima para registrar o seu perfil na rede?
O Entre Mulheres TV agradece a sua opinião.