24/11 – Oficina gratuita com Jorge Menna Barreto acontece no no Palacete 1922

Atividade faz parte da exposição “desabrochar de um modo ou de outro”, da artista visual Simone Moraes, que segue no Palacete até o dia 8 de dezembro

A mostra “desabrochar de um modo ou de outro” da artista visual Simone Moraes, em exposição no Palacete 1922 até o dia 08 de dezembro, promove mais duas oficinas gratuitas com a participação de convidados que são referência para a pesquisa da artista.

A próxima atividade acontece no dia 24 de novembro, sábado, das 14h às 17h, com participação do artista e pesquisador Jorge Menna Barreto e mediação da curadora da mostra, Galciani Neves.

Outras atividades continuam acontecendo diariamente na exposição, ativadas pela artista, que segue em residência na exposição com seu assistente Gabriel Azarias. Há também a programação e as visitas realizadas pelas educadoras Camila Paulucci, Edna Cavalcante, Helena Janólio, Gabriela Costa Sertori e Rafaella Rímoli.

A última oficina será realizada em 1º de dezembro, às 11h, com Maria de Lourdes Eleutério. Tema: “Da pedra ao intangível: Mário de Andrade e o projeto de preservação do patrimônio cultural”

Mais Informações, inscrições para as conversas e oficinas e agendamentos de grupos com o MARP pelos telefones (16) 3635 2421 / 3941 0089 e pelo e-mail [email protected]

Oficina Germinar – com Jorge Menna Barreto

As crises sociais, econômicas e políticas que vivemos muitas vezes parecem não ter solução. A ilusão de autonomia da espécie humana é em grande parte responsável por essa condição. Isolamos a nossa espécie em cidades que de maneira arrogante ditam o ritmo e o valor da vida. Demasiadamente centrada em si, a sociedade contemporânea busca dentro do pensamento humano as respostas para os seus problemas. Essa conversa procurará investigar, a partir da arte, possibilidades de concebermos um mundo com outras centralidades para além da humana, incluindo outras espécies, estados e elementos de maneira definitiva para germinarmos imagens que considerem a vida como um fenômeno complexo, ou “aquilo que foi tecido junto”.

Jorge Menna Barreto é artista e pesquisador. Há 20 anos deixa que o lugar determine aquilo que irá construir e, mais recentemente, o que irá comer. É professor adjunto no Instituto de Artes da UERJ e doutor em Poéticas Visuais em Artes pela USP (2012). Desde sua pesquisa de pós-doutorado na UDESC (2014), tem investigado relações possíveis entre agroecologia e as práticas site-specific em arte. Em 2016, participou da 32ª Bienal de São Paulo com a obra Restauro: escultura ambiental.

Serviço
Projeto/Exposição “desabrochar de um modo ou de outro” de Simone Moraes, com curadoria de Galciane Neves e curadoria de educação e programas públicos de Valquíria Prates

De: 01 de novembro a 08 de dezembro
Visitação da exposição: de quarta a sábado, das 11h30 às 17h30.
Indicação: livre
Entrada: gratuita
Local: Palacete 1922 (Jorge Lobato) 
Endereço: Rua Álvares Cabral, 716, Ribeirão Preto-SP.
Informações: (16) 3635 2421 / 3941 0089

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *