Sensei do Colégio Santa Úrsula participa de treinamento com o ex-judoca Branco Zanol
O professor disse que os valores do Judô complementam a formação
que a escola já oferece em relação a uma postura ética no cotidiano
Carlos Alberto Sato, professor de Judô do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), participou do Shotyugueiko(treinamento de verão conforme a filosofia de samurais), em Guaíra (SP), sob orientação de Edelmar Branco Zanol, ex-judoca da seleção brasileira da modalidade. Alunos de Sato na Associação Ensõ de Judô Ribeirão Preto treinaram de 24 a 27 de janeiro. O sensei também atuou como técnico da equipe.
Sato afirmou que o Shotyugueiko foi útil para o aperfeiçoamento de suas habilidades e que o Judô ajuda no desenvolvimento do caráter e na convivência social de quem o pratica. “Inclusive, os valores dessa luta tradicional japonesa complementam a formação que o Colégio Santa Úrsula já oferece em relação a uma postura ética no cotidiano”, salientou. As aulas de Judô na escola terão início em 4 de fevereiro.
Projeto social
O Projeto Branco Zanol, idealizado e administrado por Edelmar Branco Zanol, acontece em Guaíra e em outras nove cidades do interior de São Paulo. Fundado em 2001, um ano após o lutador ser cortado das Olimpíadas de Sydney (Austrália) por contusão, o programa visa à formação do jovem através do Judô. Segundo o atleta, em uma entrevista para o jornal “O Guaíra”, essa arte auxilia na evolução da mente e do espírito dos praticantes.