30/04 – 2ª edição do Encontros Plures leva o artista visual Eder Ribeiro ao Marp
Artista traz o conceito de fotografia vernacular – aquela que de tão cotidiana vira sujeito da ação,
como álbuns de família, fotos anônimas, etc. – e sua relação com o livro, suporte da construção narrativa
“A fotografia como suporte da construção narrativa” será o tema da palestra do curador e artista visual Eder Ribeiro na segunda edição do projeto Encontros Plures. O evento acontecerá, na próxima terça-feira (30/04), das 19h30 às 21h30, no Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto), localizado à rua Barão do Amazonas, 323, no Centro da cidade. A entrada é gratuita.
O Encontros Plures é uma iniciativa institucional alinhada com a Missão do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), que objetiva fomentar ações educativas, culturais e artísticas na cidade e na região por meio do diálogo, da troca de experiências, do despertar da sensibilidade e da reflexão crítica.
Encontro da foto com o livro
O artista traz uma conversa sobre o encontro da fotografia vernacular – aquela que toma a vida cotidiana e as coisas comuns como sujeito, como álbuns de família, fotos utilitárias, em geral anônimas – com o livro, que atua como suporte da construção narrativa. Ele abordará o processo de edição, apropriação e publicação, além da contextualização histórica do seu uso, por meio de exemplos, exposições, “fotolivros” e de coleção própria.
Eder Ribeiro tem como base a capital paulista. Possui Mestrado em Arquitetura pela Ecole National Superièure d’Architecture Paris Malaquais e em Artes Visuais/Fotografia pela Université Paris 8. Seus eixos principais de pesquisa são as fotografias vernacular/anônima e contemporânea.
Já colaborou com as galerias Le Douches la Galerie, de Paris, na França, eRocioSantaCruz, em Barcelona, na Espanha, com a Abact (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e com a feira de publicações ArtsLibris, também em Barcelona.
Em 2017, Eder Ribeiro criou o projeto Esquina de Pesquisa Curatorial, do qual é curador e produtor. Atualmente, se dedica, sobretudo, à edição de “fotolivros” e livros de artistas por meio da Alter Edições, casa de edições independente.