Competidores do RRM estão preparados para entrar na arena e disputar R$ 100 mil
As provas nas modalidades Três Tambores, Ranch Sorting, Team Penning, Working Penning, Cutiano e montarias em Touro serão realizadas sempre à noite, a partir das 20h
Na semana que antecede as provas esportivas da 15ª edição do Ribeirão Rodeo Music – 27 e 30 de abril e de 1º a 04 de maio, no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto -, os competidores garantem estar preparados para disputar a premiação de mais de R$ 100 mil, valor que engloba todas as modalidades.
Nos dias 27 e 30 de abril, a arena será palco de quatro provas. Serão competições de Três Tambores e Ranch Sorting, pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – entidade que também é a maior associação equina nacional), e Team Penning e Working Penning (ambos pelo Mega Horse).
A competidora Julia Fletcher, de 22 anos, afirma que a expectativa para o rodeio é muito grande. Ela, que se sagrou campeã do Working Penning RRM 2018, irá competir neste ano nas provas dos Três Tambores, Working Penning e Team Penning. “O Ribeirão Rodeo Music é um dos eventos mais importantes da região e adoro competir nele. Por isso, tenho me dedicado muito aos treinos para fazer boas provas e conquistar a vitória novamente”, disse.
Montaria
Já nos dias 2, 3 e 4 de maio será a vez das montarias em touros e no estilo cutiano (cavalos), pela Liga Nacional de Rodeio – LNR. Um diferencial que garante a presença de competidores renomados é a chance de serem classificados para a final do campeonato que acontece durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Ao conquistar a vitória pela LNR na cidade barretense, o competidor terá a chance de garantir uma vaga para o The American, nos EUA.
Aldo César Mariano Lima, de 25 anos, compete em montaria em touro há quatro anos e está de olho nessa chance. “Esta será minha terceira participação no Ribeirão Rodeo Music e, a cada ano, minha vontade de vencer e conquistar a classificatória para Barretos aumenta”, contou.
Para ele, o RRM é um dos eventos esportivos mais renomados do Brasil e, por isso, atrai grandes competidores. “Montar em Ribeirão Preto é muito importante e a competição é acirrada. No ano passado, entrei na final e terminei em 5º lugar. Neste ano, intensifiquei os treinos e vou dar o meu melhor para ser campeão.”
Experiência
Competidor do estilo Cutiano, há 33 anos, Vilson Martins Araújo, conhecido como Batata, diz estar ansioso para sua estreia no RRM. “Aos 51 anos já participei de inúmeros rodeios e venci muitos deles. Agora, estou focado em ser campeão em Ribeirão Preto”, disse. Em recuperação de uma cirurgia no ombro, Vilson garante que mantém uma rotina rígida de preparação para montaria a cavalo e conta o segredo para se manter por oito segundos no animal. “Não é uma modalidade fácil. Para ter sucesso é preciso estar bem fisicamente e espiritualmente, e estar com a cabeça tranquila e focada durante a montaria”.
Presenças confirmadas
As provas na arena acontecerão sempre à noite, entre 20h e 23h30. Para esta edição, já estão confirmados na arena do RRM atletas renomados na modalidade cutiano como Pablo Luís Bertolin, campeão de eventos como Colorado, Barretos e Americana, além de Zeius Cruz Fonseca, competidor experiente com títulos conquistados em Barretos, Americana e Rio Preto.
Nas montarias em touros, o evento terá campeões como Victor Montone Soares, de Piracicaba, Jordans Jordão Júnior, de Holambra e Adriano Ramos dos Santos, de Herculândia.