Pesquisa com motoristas indica aprovação de usuários com serviços prestados pela Entrevias
Em levantamento da Fundação Seade a pedido da Artesp, condutores apontam sinalização e limpeza como algumas das principais melhorias realizadas pela Concessionária desde quando assumiu a concessão, há apenas dois anos
Sertãozinho, 25 de julho de 2019. Pesquisa de satisfação da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) realizada pela Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) com 17 mil motoristas que utilizam a malha de 8,4 mil quilômetros de rodovias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, indicou que a Entrevias obteve avaliação positiva em todos os dez indicadores analisados por usuários no Estado de São Paulo, com notas acima de oito em um ranking de zero a dez. Foram avaliadas 21 concessionárias paulistas.
A Entrevias atingiu 8,3 como nota geral (avaliação do conjunto dos motoristas), cálculo que levou em conta a opinião de motoristas de veículos leves, pesados e motociclistas. A pesquisa também constatou que para 83% dos usuários entrevistados o motivo da viagem é trabalho ou negócios e quase metade trafega diariamente pelas rodovias. O resultado reforça a satisfação dos usuários com os serviços prestados pela empresa que administra há dois anos um total de 570 quilômetros de malha viária, nas regiões de Marília e Ribeirão Preto.
“É uma pesquisa importante, abrangente e bem estruturada por uma fundação séria. Ajuda a qualificar e avaliar o trabalho das concessionárias e aponta ainda a opinião de um contingente expressivo e diversificado de usuários de rodovia. É também uma ferramenta que podemos usar para autoanálise dos serviços prestados, buscar melhorias e ter um retorno do trabalho que estamos desenvolvendo, visando sempre a segurança, modernidade e infraestrutura das rodovias”, afirma o diretor-presidentedaEntrevias, Sergio Santillan.
Para medir o grau de satisfação dos motoristas, a pesquisa levou em conta diferentes itens, como atendimento prestado (serviço 0800, equipamentos de emergência e canais de ouvidoria); atendimento médico; socorro mecânico, campanhas informativas e educativas; conservação e limpeza das pistas, canteiros e acostamentos; conservação do pavimento; elementos de segurança e de prevenção de acidentes; obras de ampliação e melhorias das vias, sinalização e serviços oferecidos pelas concessionárias que mais apreciam.
Nos indicadores que avaliaram sinalização e limpeza, a Entrevias alcançou as suas maiores notas. Em sinalização, que considera o investimento em preservação de vida por meio de ações como qualidade e quantidade de placas, faixas pintadas na pista e painéis de informação, a Concessionária conquistou o seu melhor desempenho na avaliação: 8.7, número acima da média registrada. A empresa renova constantemente as placas utilizadas, mantém a sinalização viária em dia e em conformidade com as leis de trânsito. São providências que ajudam a reduzir a acidentalidade.
A segunda maior pontuação foi no item limpeza, que avaliou aspectos de conservação das pistas e canteiros. O indicador geral, média considerando todos os tipos de usuários, foi de 8,6. Diariamente, equipes de limpeza e conservação percorrem as rodovias coletando o lixo descartado irregularmente e encaminhando para a destinação adequada.
A avaliação dos canais de atendimento aos usuários, como telefones de emergência/ 0800 e Ouvidoria, também garantiu destaque à empresa, com 8,7 de pontuação.
Investimentos e estratégias em campanhas educativas e informativas, como faixas, folhetos, mensagens e ações ambientais conferiram à Entrevias a nota 8,1, indicador acima da média de 7,8. Entre os programas desenvolvidos destacam-se o Acorda Motorista, Pit Stop Saúde e Pit Stop para o Futuro.
Outro importante resultado foi em relação às condições de segurança viária e prevenção de acidentes. Este quesito inclui, por exemplo, a presença de olho de gato, guard-rails, faixas reflexivas, telas de proteção, sonorizadores etc. A Entrevias atingiu 8,3 pontos no ranking, cuja maior nota foi de 8,9.
A Entrevias já havia sido classificada a primeira concessionária do Estado de São Paulo no quesito redução de mortes no Prêmio Concessionária do Ano da Artesp.
Sobre o estudo
O estudo realizado pela Seade foi o maior nos últimos anos. Dos 17 mil entrevistados, 9 mil eram motoristas de veículos leves, 5,4 mil de veículos pesados e 2,6 mil motoqueiros.
A pesquisa foi aplicada em 58 postos de atendimento e bases de apoio instalados em pontos estratégicos ao longo da malha sob concessão, escolhidos com base no maior volume de tráfego. Na média geral, a pesquisa apurou que as rodovias estaduais sob concessão têm nota 8,1 nas avaliações colhidas com os usuários.
“As pesquisas de satisfação do usuário, como esta que realizamos para a Artesp, é um canal aberto com o cidadão. Os dados resultantes são importantes indicadores para melhorar a gestão pública dos serviços prestados pelas concessionárias”, afirma a economista Paula Montagner, responsável pela análise dos dados colhidos em campo pelos entrevistadores.