ACIRP solicita total cumprimento do decreto dos ambulantes
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Dorival Balbino, esteve na manhã deste sábado (28), com o prefeito Duarte Nogueira no calçadão das ruas General Osório, Álvares Cabral e Tibiriçá. Balbino acompanhou a fiscalização do cumprimento do decreto municipal que regulamenta temporariamente a presença de ambulantes no Centro.
“O decreto é resultado de um longo e difícil debate entre poder público municipal, Ministério Público, ambulantes e as entidades como a ACIRP, que representam o comércio e os empreendedores. Depois de muito desgaste e atrito conseguimos chegar a uma solução negociada com mínimo prejuízo aos comerciantes estabelecidos”, lembra Balbino.
“Havia propostas de colocar mais de 200 ambulantes, numa ocupação desproporcional do espaço público. O limite de 50 pontos, que devem ficar no mínimo 50 metros distantes de comércios que vendam os mesmos produtos, foi uma conquista importante da ACIRP que está funcionando e cuja fiscalização estamos cobrando”, afirma o presidente da entidade.
No sábado pela manhã, o prefeito Duarte Nogueira garantiu que o decreto seguirá sendo cumprido com a atuação conjunta da Fiscalização Geral da Prefeitura, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Participaram da visita ao calçadão, além do prefeito municipal e de Dorival Balbino, o Secretário de Turismo, Edmilson Carlos Domingues; a superintendente da Guarda Civil Municipal, Mônica Noccioli, o diretor da Fiscalização Geral de Ribeirão Preto, coronel Antonio Carlos Muniz e representantes do Conseg, Sincovarp e moradores da região central.
“A presença dos camelôs não é a proposta da ACIRP mas, sem dúvida, melhorou muito o ambiente no calçadão e na região central de modo geral. Vamos seguir acompanhando e cobrando do poder público que o decreto continue sendo cumprido”, afirmou o superintendente da Distrital Centro da ACIRP, Álvaro Polastrini, que também acompanhou a visita deste sábado.