ACIRP solicita à Aneel suspensão de cortes de energia elétrica em estabelecimentos
Medida visa preservar o setor empresarial, mesmo em atividades não consideradas essenciais
Com intuito de garantir a manutenção de empresas e empregos, a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto enviou ofício à Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica solicitando a suspensão de cortes no fornecimento de energia elétricapor falta de pagamento por parte das empresas, ainda que a atividade desenvolvida não seja considerada essencial.
Na última terça-feira (24/03), em reunião virtual do colegiado, a Aneel aprovou vedar por 90 doas a suspensão do fornecimento por inadimplência de unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais, incluindo baixa renda, além de serviços e atividades consideradas essenciais, conforme a legislação.
A ACIRP, pensando na preservação das empresas e na manutenção de milhares de empregos, entende que a medida deve ser estendida a todo tipo de usuário, uma vez que os setores econômicos considerados “não essenciais” tendem a ser os mais penalizados com as medidas restritivas impostas pelos governos, tendo em vista que estão proibidos de abrirem suas portas para o público.
“Temos dois desafios pela frente: contribuir para a redução dos níveis contágio do coronavírus e, ao mesmo tempo, lutar para garantir a sobrevivência de nossas empresas. Neste momento, nos colocamos a total disposição para atuar em favor do empresariado, principalmente das micro e pequenas empresas, para que possamos manter nossa missão de gerar riqueza, renda e empregos”, disse Dorival Balbino, presidente da ACIRP.
Neste sentido, o presidente da ACIRP, Dorival Balbino, encaminhou solicitação à Presidência da República pelo canal “Fale com o Presidente” pedindo soluções e medidas em relação às locações comerciais, propondo cobranças parciais de aluguel em caso de estabelecimentos com horários de funcionamento reduzido ou inexigibilidade de cobrança estabelecimentos fechados por decreto.
A ACIRP tem atuado não só como intermediadora nas questões tributárias, mas também junto às empresas e em conjunto com outras entidades para minimizar os efeitos econômicos da pandemia, sobretudo com a criação de um sistema de comunicação para o empresariado, divulgando informações sobre as medidas econômicas tomadas pelos três níveis de governo, compartilhando sugestões e dicas de fontes confiáveis sobre como superar a crise, além de trazer informações úteis de como proteger a saúde da família, de colaboradores e clientes.
As informações são disponibilizadas via boletins especiais enviados por e-mail e também disponibilizados na página da ACIRP no Facebook (https://www.facebook.com/ACIRP).
Como entrar em contato
Além dos boletins periódicos, a ACIRP mantém um plantão permanente, via WhatsApp, para esclarecer as dúvidas de seus associados sobre o impacto das medidas em seus ramos de atividade.
PLANTÃO ACIRP
Tire suas dúvidas:
(16) 99303-4702 (WhatsApp)
(16) 99181-9994 (WhatsApp)