ACIRP lança livro sobre a empreendedora Tomie Sakamoto

Obra de autoria da jornalista Ana Cândida Tofeti é a quinta da série Grandes Empresários ACIRP

A ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, lançou esta semana, na sede da entidade, o livro “A cada passo, um salto”, o quinto da série Grandes Empresários ACIRP.

O livro de autoria da jornalista Ana Cândida Tofeti conta a trajetória da empresária Tomie Sakamoto.

Tomie é uma das principais lideranças femininas em Ribeirão Preto e região. Formada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (USP), por muitos anos, se dedicou a Odontopediatria. Em 1985, quando assumiu uma franquia da Arezzo, a filha de imigrantes japoneses se tornou também empresária. Hoje, ainda assume o LIDE Mulher de Ribeirão Preto, Grupo de Líderes Empresariais.


Representantes do LIDE Mulher de Ribeirão Preto, Grupo de Líderes Empresariais e o vice-presidente do Lide Ribeirão Preto, Victor Bermudes 

“As mulheres têm características excelentes para o mundo dos negócios. São resilientes, criativas e versáteis. Estas qualidades somadas à dedicação definem bem o perfil desta empreendedora de sucesso”, afirma Dorival Balbino, presidente da ACIRP.


Dorival Balbino, Tomie Sakamoto e Silvia Balbino 

O livro é vendido na sede da ACIRP, rua Visconde de Inhaúma, 489, Centro. Toda renda será revertida para Casa das Mangueiras.

Série Grandes Empresários ACIRP
Iniciada em 2014, esta série tem como objetivo tecer um perfil profissional e pessoal de empreendedores que começaram pequenos e, depois de muito trabalho, dedicação e visão de mercado, viraram referência dentro e fora de seu ramo de atuação. Verdadeiros casos de sucesso.

Critérios foram adotados para que a escolha do empresário, feita pelos integrantes da diretoria da ACIRP, seguisse parâmetros isentos de preferências pessoais. Obrigatoriamente, é preciso que o empreendimento administrado pelo biografado tenha nascido ou se destacado em Ribeirão como cidade-sede; que a empresa reconhecidamente seja idônea, transparente e ética; que o biografado esteja vivo durante a elaboração do livro e que, de preferência, ele ainda esteja à frente do empreendimento. Também é fundamental que o empresário tenha começado praticamente do zero e, a partir de então, desenvolvido um negócio de renome.

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