Carnaval de Veneza é tema de exposição no RibeirãoShopping

Com 23 bonecos realistas e um cenário com gôndola para fotos, a mostra ainda traz personagens caracterizados para interação com o público

A elegância dos trajes e os mistérios das máscaras do carnaval de Veneza são os destaques de uma exposição, que acontece no RibeirãoShopping, entre os dias 27 de fevereiro a 30 de março, na Praça Central. A mostra “Carnaval Veneza” reúne 23 bonecos realistas com trajes característicos do século XVIII e com as maschers nobiles (máscaras nobres). O acesso é livre e gratuito.

Além disso, a exposição apresenta um cenário com a famosa gôndola usada nos passeios românticos pelos canais. No local, os visitantes sentam em um banco para tirar fotos e selfies, simulando dentro da gôndola com um fundo que exibe a imagem da ponte Rialto, um dos pontos turísticos mais característicos da cidade italiana.

A mostra ainda traz quatro peças com trajes do carnaval de Veneza para adultos e crianças fazerem inúmeras fotos. Outro destaque é a presença de dois personagens caracterizados para a interação com o público. E para completar, os visitantes podem apreciar a exposição ao som das músicas italianas que foram sucesso no passado.

Patrimônio da humanidade, Veneza é também famosa pelo seu Carnaval, o mais antigo do mundo, que surgiu a partir do século XVI. Na época, a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então, os trajes e as máscaras se tornaram elementos fundamentais deste carnaval.

Esta celebração continuou por muitos séculos e foi sendo enriquecida em termos de música, cultura e vestuário rico e exótico. As belíssimas máscaras estiveram, durante centenas de anos, associadas à tradição e algumas fizeram parte da “Commedia dell´Arte”, um tipo de teatro cómico que surgiu na segunda metade do século XVI. Esse tipo de teatro imortalizou personagens como o Arlequim, a Columbina, a Pulcinella ou o Pantalone, que estão presentes na exposição “Carnaval Veneza” do RibeirãoShopping.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *