Especialista fala sobre Burnout Materno
A pandemia de COVID-19 causou uma crise sanitária, social e econômica sem precedentes, com prevalência crescente de transtornos mentais. Nesse contexto, a ocorrência do chamado “Mommy Burnout”, utilizado para definir a exaustão e o estresse crônicos de mães sobrecarregadas em sua rotina e função materna, é cada vez maior. Em tempo: o termo vem da Síndrome de Burnout profissional, onde a tensão emocional e estresse são provocados por condições de trabalho extenuantes.
Filipe Colombini, psicólogo parental e diretor da Equipe AT, está disponível para falar sobre o Burnout Materno. Veja alguns pontos que podem ser abordados:
- O que é burnout materno?
- Quais os sintomas?
- Como ajudar uma mãe sobrecarregada?
- O papel da rede de apoio.
- Como deve ser o tratamento?
- Como prevenir?
Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Atendimento Terapêutico que atua em São Paulo(SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.