Gestão de conflitos foi tema de treinamento da AMCHAM
Marcelo Pirani, sócio diretor da Cenarium Training & Coaching, ministrou o encontro com empresários
Por instinto, tendemos a evitar ao máximo os conflitos e damos à palavra uma conotação frequentemente negativa. Mas de acordo com o sócio diretor da Cenarium Training & Coaching, Marcelo Pirani, essa associação nem sempre é correta, pois as divergências podem trazer benefícios às organizações.
Pirani, responsável por mediar o Programa Amcham de Capacitação Empresarial (PACE), que foi realizado na última sexta (14/2), no Garden Hotel, falou sobre a importância do gerenciamento de conflitos.
“Eu costumo dizer que o conflito, na minha visão, é algo que é o sangue das organizações. Mas para isso é preciso mudar o nosso mindset olhando o conflito como algo que pode ser buscado como solução para os problemas”, afirmou.
De acordo com o profissional todos os ambientes são passivos de terem conflitos, sejam de ordem profissional ou pessoal. Afinal, pessoas são diferentes umas das outras e nem sempre a troca de opiniões acontece de modo amigável.
Ele ressalta que quando buscamos enxergar o conflito como algo positivo, damos uma oportunidade para que as pessoas possam aprimorar as suas habilidades socioemocionais. “O conflito é um crescimento, uma maturidade, não tem problema discordar do outro, tem problema fazer de uma maneira deselegante e ofensiva”, explicou.
O palestrante disse ainda que é essencial que essa reflexão esteja presente nos líderes, e que é necessário se questionar: quais são os meus pontos fortes? E os meus pontos fracos? Como é que eu me comporto em determinadas situações? Qual o meu comportamento frente aos mecanismos de pressão? Como eu lido com a busca incessante por resultados? “Também é preciso parar um tempo, várias vezes durante o dia, por pelo menos três minutos, para responder para si a seguinte pergunta: como é que eu me comporto frente as situações para que eu possa ter uma atitude positiva frente aos problemas? O exercício é necessário, pois a tendência natural é fazer tudo no piloto automático.”
Para finalizar, Pirani destacou que o feedback é uma ferramenta muito importante dentro das empresas. “Um feedback assertivo, honesto e verdadeiro faz com que as pessoas sejam melhores ao identificar quais fatores ocasionaram os conflitos”, concluiu.
Mais informações sobre os eventos da AMCHAM Ribeirão podem ser encontrados no site https://www.amcham.com.br/ribeirao-preto ou pelo telefone (16) 2132-4599.