INTELIGENCIA EMOCIONAL
Andréa Monroy, Psicoterapeuta, neorreichiana e terapeuta integrativa.
Já estamos há um pouco mais de um mês nesta quarentena por conta da Covid-19 e não temos certeza de quando isso irá terminar e nem se tudo voltará a ser como era antes. Ou seja, nossa vida mudou e não tivemos tempo nem de escolher se queríamos ou não essa mudança. Ou melhor, qual mudança? Afinal de contas, você já se perguntou o que essa quarentena veio lhe ensinar?
Pois, seria muito ingênuo da nossa parte, acreditar que tudo isso que estamos passando seja realmente apenas obra do acaso, ou simplesmente culpar um único responsável por tudo isso. Não! Definitivamente, isso não é uma simples fatalidade. Isso é consequência das ações e vibrações de pensamentos e emoções de toda a humanidade até culminar neste ponto de mutação.
Olhando por esse novo ponto de vista, fica menos doloroso sentir que não somos vítimas nem injustiçados com essa mudança imposta em nossas vidas, certo?
Então, mãos à obra! Vamos arregaçar as mangas e colocar as barbas de molho!
Gosto muito de comparar os eventos em minha vida com os rituais de mudanças da Natureza. E, nossa quarentena iniciou na mesma semana que iniciou o Outono.
Ah! O Outono tem uma beleza mágica! As árvores se desfazem de suas folhas que já não lhes servem mais, para se tornarem mais leves e então, atravessarem o frio do Inverno num profundo mergulho ao seu interior.
Nesse mergulho, ela não está inerte. Ela está se preparando para germinar seus frutos quando a Primavera chegar.
E esse processo de recolhimento e preparo para a germinação é a prova de que a Natureza confia que a Primavera chegará!
Somos parte da Natureza (só nos esquecemos disso)!
Portanto, nada mais coerente do que aproveitar esta quarentena para fazer como as árvores: seguir o ritmo do Outono, entrar num mergulho profundo para dentro de si e identificar o que já não nos serve mais, os pesos que carregamos e já nem sabemos mais o por quê; as dores que esses pesos nos causaram, que de tão velhas já estão enferrujadas e nem têm mais sentido para nossas vidas atuais.
É a hora de se perguntar: O que essa quarentena tem para me ensinar?
Faça a pergunta e entregue-se para o seu cotidiano. Não buque a resposta. Observe-as através das situações do dia-a-dia. O tédio do confinamento, os conflitos familiares, o medo da pandemia, as notícias e as fake news podem ser um caminho para você se observar na maneira como reage a essas situações. É comum reagirmos rapidamente e não respondermos conscientemente, nas situações em que aparecem nossas dores ou um medo antigo do qual nos protegemos. Observe-se!
Seja gentil e paciente com você mesma e tenha tolerância com as pessoas envolvidas na situação.
Seja corajoso para encarar e acolher sua dor, seu medo, seu lado mais sombrio. Somos humanos e faz parte da nossa humanidade a dualidade Luz e Sombra. E a melhor maneira de expandirmos nossa Luz e nos desfazermos de nossa Sombra é encarando-a de frente e acolhendo-a, aceitando-a. Em algum momento de nossas vidas, ela nos foi útil para a sobrevivência da nossa identidade social. Mas, se agora a enxergamos, é bem provável que estejamos prontos para nos desfazer dela.
Então, assim como a natureza se prepara para germinar seu fruto porque ela sabe que a Primavera chegará, confie que tudo isso terá seu fim. E, por isso, aproveite ao máximo essa oportunidade. Quando tudo isso passar e a Primavera chegar, você estará mais fortalecido e mais amadurecido, pronto para recomeçar.
Eu diria que essa jornada que estamos passando dentro de casa pode ser comparada a uma longa caminhada, como a de Santiago de Compostela. Todos os dias acordamos e repetimos as mesmas tarefas. Porém, quando estamos atentos ao caminho e a nossas reações diante deste caminho, vamos descobrindo peculiaridades que o torna único e enriquecedor. Então, faça esse caminho dando um passo de cada vez, sem pressa com muita paciência. Essa é a melhor maneira de exercitar a resiliência.
Assista a dica do tema clicando aqui:
– https://www.instagram.com/p/B_TQfYxj_aH/
Assista a dica do tema clicando aqui:
– https://www.facebook.com/entremulherestv/videos/647873715944858/