Lidiane Baranauskas dá dicas de como empreender na área da beleza.

Lidiane Baranauskas, é ribeirão-pretana, mãe de dois filho e empreendedora no ramo dos salões de beleza. A jornada dela começou há, mais ou menos, oito anos de uma maneira muito inesperada.

Ela trabalhava em uma central de emergência, quando foi a um salão onde o dono havia comentado que estava precisando de uma auxiliar. Como ela precisava de um extra, decidiu ir. Justo no primeiro dia, uma das cabelereiras dele não foi e o salão estava lotado de clientes. Foi quando ele a colocou para fazer escova sem nunca ter feito uma na vida e após algumas instruções iniciais ela começou a fazer e no final do expediente ele disse: “você tem um talento natural para isso, se investir nisso terá muito sucesso”.

E foi assim que Lidiane Baranauskas decidiu investir nessa carreira. Foi o maior divisor de águas na sua vida profissional. A partir desse momento começou a se dedicar à sua “inclinação natural”.

Mas empreender na área dos salões de beleza não é tarefa fácil, ao contrário do senso comum, não é só “abrir uma portinha” na sua garagem e começar atender a vizinhança. Apesar de que a maioria dos salões de sucesso comece assim – e Lidiane, começou dessa maneira quando decidiu abrir o salão própiro – não são todas as pessoas que tentam empreender nesse ramo que têm sucesso.

Muitas pessoas desistem porque não conseguem uma cartela de clientes suficiente para cobrir os custos fixos e gerar lucro. Vários salões infelizmente abrem em um mês e fecham dali três ou quatro meses, não apenas salões pequenos e que estavam começando, mas salões que já eram renomados e considerados grandes tendo que fechar por “N motivos”, também.

O que leva um salão a ter sucesso e outros não? Mas antes de qualquer coisa vamos definir o que entendemos por “sucesso”. Se você busca a fama, a bajulação, aparecer em noticiários ou ter clientes celebridades, saiba que pode se frustrar muito rapidamente.

Deve-se nivelar as expectativas quando começar a empreender, avisa Lidiane. Um salão de sucesso, antes de tudo, é aquele que paga seus custos fixos e gera lucro para o profissional viver sua vida com os frutos do seu empreendimento ela afirma.

Lidiane Baranauskas, dá algumas dicas para quem vai abrir seu próprio negócio:

1. Você deve planejar seu sonho dividindo-o em vários pequenos objetivos e nivelando suas expectativas a cada fase que você avança. Quando você decide abrir seu salão, seu primeiro objetivo deve ser alcançar o mínimo de clientes que dê para você pagar suas contas, apenas isso. E sua expectativa deve estar alinhada a essa meta.

2. Logo depois você deve buscar profissionalizar suas operações, tendo registrado todo o seu movimento financeiro mês a mês para que seja possível analisar qual o próximo passo, que pode ser: compra de novos equipamentos, decorações novas, ar condicionado extra, produtos de maior qualidade, marketing para atração de novas clientes e etc…

3. Depois dessa fase, os objetivos se tornam muito particulares, pois são do gosto de cada pessoa. Você pode decidir se especializar em algum serviço ou abrir outra unidade. Pode querer ser um salão de alto nível e cobrar um ticket maior que a concorrência ou pode querer ganhar pelo alto fluxo de clientes. O que importa é que tudo tenha sido feito da maneira correta no começo.

Quer tirar suas dúvidias, pedir dicas, falar de sua experiências? Lidiane Baranauskas te convida a ir nas redes sociais dela, pois se você já tem um salão ou quer abrir um, ela ficará feliz em ler seu comentário e poder ajudar, se possível.

Lidiane também avisa que no seu Instagram sempre dá dicas gerais sobre salão e beleza e avisos de quando abrirá vagas para seus cursos de penteado, gestão de noivas e administração de salões.

Instagram: @lidianebaranauskas
WhatsApp: (16) 9 9464-1819
Endereço: Rua Comandante Marcondes Salgado, 364 – Centro, Ribeirão Preto.

Assista a participação de Lidiane no quadro sobre Empreendedorismo com Heloisa Pedrosa no Programa de TV – Estúdio Thathi, veiculado pelo canal aberto 32,1 em que ela revela dicas e fala de desafios superados na área de salões de beleza:

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