Maltesa participa do movimento de marcas independentes para fortalecer cervejas no estilo Bitter no Brasil


Ação simultânea em 60 cervejarias e brewpubs acontece neste mês com o objetivo de disseminar estilos ingleses no país; Cervejaria Maltesa é a única de Ribeirão Preto

O consumidor brasileiro nunca teve tantas opções de cerveja. Antes restrita a empórios e bares especializados, uma paleta enorme de estilos e características agora está disponível em um grande número de restaurantes e supermercados. Para disseminar informação e apresentar novos sabores ao público, o Movimento Toda Cerveja organizou uma ação coletiva: o Bitter Day.
Nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, 60 cervejarias e brewpubs brasileiros lançaram ou relançaram simultaneamente cervejas dos estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. É o maior lançamento do tipo já realizado no país. Tanto as marcas que estão incluindo os estilos de forma inédita, quanto aquelas que estão relançando os seus produtos terão uma identidade visual padronizada.
De acordo com Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer e um dos idealizadores do movimento, as Bitters são cervejas muito alinhadas com o clima brasileiro e o tipo de bebida que o consumidor aprecia, embora ainda não esteja entre as mais vendidas. “São estilos refrescantes, saborosos e levemente amargos, que convergem com os momentos e o hábito de consumo local. Queremos apresentar ao consumidor essa possibilidade e trazer para perto aqueles que, por desconhecimento ou receio, acabam não provando”, explica.
Janderson Martini, da Old Captain e também integrante do movimento, acrescenta. “Acreditamos que a consolidação e o crescimento do mercado nacional de cerveja passam por provocarmos o consumidor para que ele conheça estilos além das Pilsen e das IPAs, que lideram as vendas. A adesão de 60 cervejarias e brewpubs a esta primeira ação, dedicada a cervejas da escola inglesa, mostra que esse é um sentimento compartilhado”, finaliza.
“Não poderíamos deixar de participar desse movimento em nível nacional. Uma de nossas missões é fortalecer a imagem da cerveja artesanal e essa é uma excelente oportunidade. Outro detalhe, a cerveja é boa, saborosa e acredito que os cervejeiros vão gostar muito”, completa Marcelo Oliveira, diretor da Cervejaria Maltesa de Ribeirão Preto.
Mais sobre os estilosOs lançamentos estão enquadrados em um dos três estilos: Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.
A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia. A mais leve, Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor que vai de 0 a 120).
Já as Best Bitter, conhecidas também como Special Bitter, podem ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBUs.
Por fim, as Strong Bitter, conhecidas também como Extra Special Bitter ou ESB, apresentam teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 a 50.
Movimento Toda CervejaCriado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).
O Bitter Day é a primeira ação coordenada pelo movimento. Mais informações estão no Instagram @todacerveja.

Fotos:Divulgação/FollowX Comunicação
Legenda:Cervejaria Maltesa é uma das 60 no Movimento Toda Cerveja que acontece simultaneamente em todo o país

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