Nova visão da arquitetura traz a sustentabilidade para dentro de casa
Telhado Verde, reaproveitamento da água, sistemas de iluminação natural e até combustível verde: CASACOR Ribeirão apresenta ambientes com proposta sustentável
Contribuir com o meio ambiente, reduzir os gastos e estabelecer uma rotina mais consciente em casa. Essas são as propostas da visão mais sustentável de arquitetura, decoração e paisagismo que a CASACOR Ribeirão Preto traz em sua primeira edição na cidade. Com o tema “Casa Viva”, a mostra propões soluções de sustentabilidade na maioria de seus 38 ambientes.
Entre os destaques está o Telhado Verde, estrutura de um jardim montada no telhado que aproveita espaços da casa e também ajuda no controle da temperatura. Segundo o arquiteto e urbanista Gustavo Strambi Frenhi, responsável pelo projeto, o Telhado Verde pode reduzir em até 4° C a temperatura do ambiente. “Com irrigação com timer, o telhado também controla o uso da água. Além da sustentabilidade, a proposta é elevar o jardim e aproveitar para levar a biodiversidade para os espaços”, conta. O jardim também é montado em cima de um sistema de drenagem especial.
E as plantas em vasos auto-irrigáveis, com baixo consumo de água, também estão presentes em vários ambientes da CASACOR Ribeirão Preto. Como é o caso da Oficina Mutante, da arquiteta Mariana Orsi, que mistura os elementos naturais e a interatividade. O jardim vertical com o sistema é composto por uma vegetação totalmente nacional. No Espaço Gaia, da arquiteta Rosana Ferreira e da engenheira civil Fernanda Cândido, a parede verde com o sistema auto-irrigável complementa o ambiente de 28 m² que ainda tem toques sustentáveis nas lâmpadas de LED e controle do uso da água na pia do banheiro e o reaproveitamento da água na cascata automatizada.
A designer de interiores Cacau Ribeiro levou para a CASACOR a proposta de criar um refúgio integrado à natureza e a consciência ecológica no loft de 118 m² não poderia ficar de fora. Entre as propostas, madeiras certificadas, tinta à base de água, esculturas feitas com materiais de ferro velho e um sistema de iluminação que aproveita ao máximo a luz natural. Além da utilização de lâmpadas de LED. O brise regulável garante a iluminação natural e também ventilação, além de reduzir o calor recebido no ambiente interno, o que melhora o controle térmico.
“Hoje, temos muitos recursos sustentáveis e a demanda vem aumentando. Acredito que as pessoas estão mais conscientes e temos recursos eficientes para transformar os ambientes e torna-los mais sustentáveis”, disse a designer.
Em a primeira edição em Ribeirão Preto não poderia deixar de fora um dos símbolos da região e um dos biocombustíveis mais utilizados no País: o etanol. O combustível verde está presente nos sistemas de Fogo de Chão, instalados em ambientes como o Refúgio na Mata, dos profissionais Fabrício Frezza e Gabriel Figueiredo; a Praça da Família, da designer de interiores Sarita Ávila, em parceria com o arquiteto Marcelo Tamassia; Jardim de Inverno, de Adekberto Montagnani, Adriana Zein e Ana Paula Mendes; e a Sala da Suíte Master, de Simone Pedreschi.
Os tocheiros ecológicos da Construflama funcionam com etanol apresentam diversos modelos são práticos e eficientes, ideais para valorizar varandas, áreas externas e projetos paisagísticos.
Serviço
1ª CASACOR Ribeirão Preto 2018
Quando: 22 de agosto a 30 de setembro
Domingo, terça-feira, quarta-feira e quinta-feira – das 15h às 21h
Sexta-feira e sábado – das 15h às 22h
Onde: Rua Garibaldi, 2760, no bairro Alto da Boa Vista
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada) – ingressorapido.com.br.
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.