O mercado plus size e suas variantes

A Pop Plus, maior feira plus size do mundo, acontece em 24 e 25 de junho, no Club Homs em São Paulo. Com entrada gratuita e sem necessidade de cadastro, o evento não só cumpre seu papel de empoderar os empreendedores de marcas autorais, promovendo uma economia circular, como também tem seu lado de responsabilidade social ao apresentar shows e debates – também sem custos – aos mais de 10 mil participantes que circulam no local durante os dois dias.

Participante de um mercado em expansão, que cresce cerca de 10% ao ano conforme dados da Associação Brasil Plus Size (ABPS), a Pop Plus é promovida pela Cena Pop Eventos que tem como sócia a jornalista e empreendedora Flávia Durante.

Segundo ela, “tudo começou quando eu morava no litoral paulista e não encontrava biquínis coloridos para mim mesma. Eram apenas maiôs e na cor preta. Eu queria me vestir como todas, porém em tamanhos maiores. E não encontrava para comprar”, conta.

Para se ter ideia, hoje 57,25% da população brasileira entre 18 e 60 anos é usuária plus size, conforme ABPS. Ainda segundo a Associação, o mercado de moda plus size apresenta-se como um segmento promissor no mundo todo. Essa indústria teve faturamento de 9,6 bilhões de reais em 2021 e deve faturar cerca de 15 milhões/ano em até 5 anos no Brasil.

“Temos um mercado em franca expansão, porém valorizamos as marcas autorais”, diz Flávia. “Foram elas que iniciaram todo esse processo e merecem nosso respeito e aplausos. Não é fácil empreender, ainda mais num segmento que muitas vezes não se encontram matérias-primas apropriadas – já que os itens precisam ser adaptados e reforçados – nem mão-de-obra especializada. Há pouquíssimos cursos especializados me modelagem plus size e as faculdades de moda e design dificilmente vão além do manequim 38 em suas salas de aula”, complementa a idealizadora e responsável pelo evento

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