Pequenas mudanças na rotina ajudam a prevenir contra o câncer

Na semana Mundial de Combate ao Câncer, InORP/Grupo Oncoclínicas alerta para hábitos que ajudam a evitar a doença

Neste ano, cerca de 600 mil novos casos de câncer devem ser registrados no Brasil, segundo a estimativa divulgada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer). Número que acende o alerta para os cuidados com a saúde e a prevenção, lembrada neste 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer.

“Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de câncer no mundo estão relacionados ao nosso modo de vida. Por isso, é despertar nas pessoas a importância de adotar hábitos saudáveis, a partir da prática de atividades físicas e da alimentação equilibrada, como forma de prevenir doenças”, comenta Diocésio Andrade, médico oncologista e diretor técnico do InORP – Instituto Oncológico de Ribeirão Preto/Grupo Oncoclínicas.

Com exceção do câncer de pele não-melanoma, os tipos de câncer mais frequentes em 2018 serão os cânceres de próstata (68.220 casos novos) em homens e o de mama (59.700 mil) em mulheres.

Completam a lista dos dez tipos de câncer mais incidentes: cólon e reto (intestino – 36.360), pulmão (31.270), estômago (21.290), colo do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.320), leucemias (10.800) e esôfago (10.970).

Como se prevenir

Alguns ajustes na rotina, como caminhar pequenas distâncias, aderir à bicicleta como opção de transporte ou subir e descer escadas ao invés de usar o elevador, podem colaborar para o afastamento da grande maioria dos fatores de risco que levam ao desenvolvimento do câncer.

“Sedentarismo, sobrepeso/obesidade e consumo excessivo de gorduras podem ser classificados como ‘vilões’ que respondem, em especial, pela elevação no risco de desenvolvimento de tumores que afetam intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama”, explica Dr. Diocésio Andrade.

A alimentação saudável e uso rotineiro de protetor solar também são hábitos que afastam o risco de câncer. Confira!

Veja oito atitudes que contribuem para a redução dos riscos de incidência do câncer:

  1. Alimentação saudável. A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carboidratos integrais e carne branca são os principais alimentos protetores. É recomendável evitar frituras, embutidos e gorduras;
  2. Existem vacinas que podem contribuir para a prevenção do câncer. Como a vacina contra o HPV, vírus responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero;
  3. Mamografia anual após os 40 anos. A detecção precoce aumenta em até 95% as chances de recuperação em casos de câncer de mama, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia – DF;
  4. Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago;
  5. Prática regular de atividades físicas. O sobrepeso e a obesidade estão relacionados aos seguintes tipos de câncer: intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama;
  6. A detecção precoce do câncer pode salvar vidas. Consulte sempre um médico especialista e faça exames periodicamente.
  7. O câncer de pele é o tipo mais comum em todo o mundo, e pode ser prevenido. Evite e exposição ao sol entre as 10h às 15h e use protetor solar diariamente com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30 .
  8.            Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *