Procura de startups por apoio aumenta em tempo de pandemia
Programa Membership, do Supera Parque, teve aumento no número de associados; empreendedores buscam mentorias individuais, auxílio em propriedade Intelectual e orientações na estruturação de projetos para editais de fomento
A pandemia do coronavírus mudou relacionamentos pessoais e comerciais mundo à fora, trazendo dúvidas de como será o futuro. Mesmo para empresas ambientadas às incertezas, o momento é delicado, portanto, todo apoio é bem-vindo. Com essa visão, o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, criou uma nova rotina de ações online voltadas aos empreendedores e startups, fazendo com que a procura pelos serviços prestados aumentassem.
“A presença online fez com que o interesse pelo apoio à inovação e ao empreendedorismo prestado pelo Supera Parque aumentasse. Com isso, passamos a atender novas empresas, principalmente pelo nosso programa de associados, o Membership”, conta Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.
Desde o início do afastamento social, há dois meses, são 28% a mais de novas empresas associadas ao programa, em busca de serviços como mentorias individuais, auxílio em Propriedade Intelectual e orientações na estruturação de projetos para editais de fomento.
MEMBERSHIP
O Membership é o programa de associados do Supera Parque que tem a missão de fortalecer e unificar o ecossistema empreendedor de Ribeirão Preto. O objetivo do programa é envolver os atores do ecossistema de inovação, possibilitando um ambiente propício para novos negócios e criação de ideias; promover capacitações gerais e específicas, trazendo novas figuras para o cenário empreendedor e também especializando aqueles que já estão incluídos; e, oferecer uma rede de parceiros e mentores para que ajudem a acelerar o processo de evolução das startups e do ambiente de inovação como um todo.
Foi exatamente assim que aconteceu com Daniel Padula, 37 anos, empreendedor na área da Indústria. Ele sentiu, recentemente, a necessidade de apoio para desenvolver novas ideias em um novo produto. “Buscávamos trabalhar com inovação e tecnologia desde antes desta pandemia, entretanto, neste momento, estamos dedicando esforços no desenvolvimento de algum produto que possa ser de necessidade do atual mercado. O programa está sendo fundamental para o que almejamos e tem nos enriquecido bastante com informações em áreas específicas”, afirma Daniel.
ONLINE
Em decorrência da pandemia do coronavírus, o Supera Parque estudou formas de atuação que permitissem acompanhar as empresas e não deixar com que os empreendedores desanimassem ou ficassem desassistidos. “Encontrar novos caminhos para driblar a crise, além de manter a equipe produtiva mesmo à distância foram alguns dos principais desafios. Precisamos contar com o comprometimento de todos e a pro-atividade para descobrir ferramentas mais eficazes, compartilhar estratégias de trabalho que funcionam e continuar todo o processo de acompanhamento das empresas vinculadas”, explica Eduardo Cicconi.
Para isso, a equipe realizou um planejamento da rotina de trabalho remoto que permitisse transpor grande parte das atividades presenciais para o ambiente virtual. “Hoje, o atendimento é realizado por meio de diversas ferramentas de comunicação, desde aplicativos de mensagens, e-mail, telefone e videoconferência. Com isso, conseguimos atender de forma satisfatória a maioria dos empreendedores, mantendo o contato diário e dando continuidade ao desenvolvimento dos projetos”, diz.
Entre as ações realizadas, voltadas para a capacitação dos empreendedores, o Parque criou o #SuperaWebinars, um conjunto de transmissões online com mentores e convidados discutindo diversos temas que mantêm incubados e associados atualizados. Outra iniciativa em andamento diz respeito aos treinamentos do SuperaLab Open Innovation, programa de apoio a médias e grandes empresas e que serão ministrados remotamente.
“Estamos planejando a condução dos treinamentos e cursos em um ambiente virtual, levando em consideração a opinião dos incubados e dos associados, e a nossa expertise. A ideia é tornar as práticas presenciais adaptadas ao ambiente remoto sem perder a qualidade e a troca de experiência”, finaliza Cicconi.
SUPERA PARQUE — O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, bem como diversos órgãos estaduais e federais, são apoiadores do empreendimento. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo: 62 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 12 empreendimentos no Centro de Negócios.