Proximidade e inclusão: a força da democratização de uma marca
*Paulo Camargo
A recente inauguração de um restaurante em Cidade Tiradentes, bairro localizado na zona leste de São Paulo, teve uma boa repercussão entre seus moradores, mas trouxe, principalmente, um valor reputacional importantíssimo para a nossa marca, já que a região abriga cerca de 190 mil pessoas. Até o ano passado, nosso ponto de venda mais próximo ficava a 45 minutos de distância, considerando o percurso de 13 quilômetros até o Shopping Metrô Itaquera feito em transporte público. A chegada da marca ao bairro gerou mais de 50 vagas para os jovens da região. Pode parecer pouco, mas para essas pessoas que hoje não precisam gastar horas no transporte para trabalhar, é algo que traz uma melhoria de vida. Para quem tinha #FomedeMc, é entretenimento e alimentação mais perto. É criar proximidade. É democratizar. É criar oportunidade. O mesmo ocorre em Lajeado, cidade situada a 112 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde a abertura de um restaurante também ofertou 50 vagas de emprego e levou uma nova opção de lazer às famílias da região.
Essa visão de estar mais próximo dos nossos diversos públicos acontece no Brasil e também em várias outras regiões onde a Arcos Dorados opera a marca McDonald´s. Há alguns dias, a abertura de um restaurante no bairro Padre Mugica, mais conhecido como Villa 31, a favela mais antiga de Buenos Aires, foi um outro exemplo de que chegar onde nossos consumidores estão e gerar emprego para as pessoas que vivem ali, importa. É trabalhar pela inclusão. É trazer valor para a região, reforçando a ideia de que se os famosos arcos dourados chegaram lá, é porque o local é importante. Por lá, serão 100 empregos gerados para os jovens da comunidade.
Esses são apenas alguns exemplos de um termômetro que nos guia hoje e nossas ações em direção ao futuro. Tenho convicção de que nosso papel como empresa é fundamental para inspirar transformações sociais. Levar conforto e conveniência a quem se encontra mais distante dos fluxos tradicionais e já consolidados é uma visão não apenas de proximidade com o cliente, mas de negócio. Como executivo, não posso deixar isso de lado e muito menos deixar de sentir muito orgulho por liderar uma empresa que usa a sua escala para o bem.
Nossa empresa investe na contratação e capacitação de jovens profissionais, sendo este um dos principais pilares que guiam a companhia. Atualmente, tenho orgulho de dizer que contamos com um quadro de funcionários composto por 90% de pessoas com até 25 anos de idade, para quem oferecemos empregos formais e oportunidades de carreira. E queremos seguir nos aproximando cada vez mais dos nossos clientes, sejam eles do Méqui 1000 ou da Cidade Tiradentes. Afinal, o McDonald´s é um lugar aberto a todos. Essa é a força da democratização da nossa marca.
*Paulo Camargo é presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo