Qual a Luta das Mulheres?

#dicadacoach de Heloisa Pedrosa no Programa Tudo Aqui da Rádio CMN 750 AM. Agosto chegou e é hora de falar sobre Empoderamento Feminino porque neste mês a Mulher Brasileira em especial deve comemorar muito o aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha que permitiu maior proteção a ela e o reconhecimento da violência doméstica como crime real e passível de punição.

.

Este é um assunto que me chama muito atenção… além de ser mulher e experimentar o esporte em carne própria sempre foi e é um assunto que gera algumas dúvidas…
.
Acredito que fomos meio que criados num mundo onde o menino faz karate ou futebol e a menina faz balé. E isso criou um certo tabu, de que karate é esporte masculino e que se a menina pratica podia perder a feminilidade e a delicadeza, entre outros “poréns”.
Mas o número de meninas e mulheres que vem praticando artes marciais tem aumentado e muito! Entre as mulheres já adultas, um dos motivos principais é: perder peso! De fato ajuda e mto, é claro que acompanhado de uma reeducação alimentar, entre outros fatores!
.
Mas o que mais me chama a atenção, é o aumento de MENINAS praticando karate. Grande maioria incentivada pelo PAI, que já chega na academia dizendo ao professor: “quero que minha filha aprenda bater nesses homens por ai”… é claro que com tom de brincadeira, mas que muito no fundo, tem sim uma porção de realidade.
Infelizmente, temos visto que o número de violência contra a mulher vem acontecendo e sendo divulgado cada vez mais, coisa que já existe há muito tempo, porém que hoje o mundo fica sabendo e mais rápido. Pais estão preocupados em saber no mundo que a sua princesa pode enfrentar…
.
E o karate onde entra nisso tudo? Vamos ensinar a sua filha sair batendo em tudo quanto é homem, sendo “macha” e encarando o mundo masculino de qualquer jeito? É CLARO QUE NÃO!
.
Mas com certeza, uma menina que pratica karate e leva esse esporte pelo resto da vida, terá uma POSTURA diferente. Será mais segura de si, saberá qual o seu valor perante a sociedade, será mais preventiva e susceptível a perceber um homem agressivo, respeitará ao outro e exigirá ser respeitada e o seu jeito de andar e ser fará toda a diferença. Isso para mim é o tesouro que o karate deixa para quem o pratica.
Perder peso, condicionamento físico, virar atleta, são bônus extras!
.
Portanto, meninas muito tímidas, com certos medos, inseguras, que sofrem de bulling ou por outro lado, hiperativas, agressivas, que não sabem lidar com derrotas, posso CONFIRMAR que o karate pode vir a acrescentar e muito!
.
Prof. Carol Wayow

.
#dicadacoach é uma coluna semanal na Rádio CMN 750 AM no Programa Tudo Aqui de Carlos Pires

Toda 5a feira de 8h20 até 8h30 com transmissão ao vivo pelo Instagram do Entre Mulheres TV. Quer saber mais?

Siga nossas redes sociais:

Siga Carlos Pires ? @tudoaqui
Carol Wayow @carolwayow .

Entre Mulheres TV: @entremulherestv

https://www.facebook.com/entremulhere…

Parcerias: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *