Ricardo Noll fala sobre potencializar negócios usando o método de programa de indicação em live do LIDE Futuro Ribeirão Preto
Conhecer a persona do seu negócio, ou seja, o perfil de seu cliente é o primeiro passo para criar um programa de marketing de indicação de sucesso. Durante live promovida pelo LIDE Futuro Ribeirão Preto, Ricardo Noll – considerado o maior especialista em marketing e vendas por Indicação do Brasil e fundador da Base Viral – explicou as técnicas e a importância de usar sua base de clientes para fazer novos negócios.
Segundo um estudo da Referral Candy, 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a recomendar produtos e serviços, mas apenas 29% o fazem. “Neste sentido, não basta apenas criar um programa de indicação é preciso estimular seus clientes a fazer o processo. A comunicação e presença nos canais onde eles estão são essenciais para o método dar certo. 90% dos programas dão errado pelo fato de o cliente nem saber de sua existência e assim não gerar resultado. Estamos vivendo uma escassez de atenção e excesso de informação. É preciso estimular o processo para ele acontecer”, comenta Ricardo.
O marketing de indicação por vezes é confundido com ações com influenciadores, afiliados e programas de pontos e de fidelidade. Mas, segundo Ricardo, a diferença está na motivação. “O chamado ‘boca a boca’ é o que mais se assemelha às indicações. Os dois possuem um engajamento social e real, baseado na vivência e tem o objetivo de atrair novos clientes. Porém, as indicações são estruturadas, eficientes e controláveis. Existe a mensuração dos resultados e das métricas para alcançar o resultado desejado”, completa.
Muito conhecido no marketing, o Funil de Vendas ganha um novo significado para Ricardo pois, ele não termina com a compra e, após o último processo, é que se inicia o diferencial para qualquer tipo de negócio. “O funil eficiente é uma ampulheta, após a venda é a hora de prestar suporte para garantir a fidelidade. Para o programa de indicação é preciso definir a recompensa e isso cada empresa saberá com uma pesquisa feita com o próprio cliente. Conhecendo suas preferências é possível traçar todas as outras estratégias para conseguir que ele te indique e apresente você para um amigo”.
Ricardo terminou o encontro ressaltando também a importância da ativação e do agradecimento. “É essencial gerar uma proximidade e ativar seu cliente com uma comunicação própria e direcionada. O certo na frase é: tratar o cliente como ele gostaria de ser tratado. Personalizando e tornando ele especial”, conclui.