SISU aponta que a carreira de Direito é a segunda mais cobiçada entre os jovens de nosso País

Saiba em quais áreas os profissionais de Direito poderão atuar

De acordo com o site do SISU (Sistema de Seleção Unificada), atualizado em 2020, https://enade.inf.br/cursos-mais-concorridos-sisu-2020/, o Direito é a segunda profissão mais cobiçada pelos estudantes. A premissa dos cursos oferecidos no Brasil é formar profissionais que possam usar as leis vigentes e suas normas jurídicas, garantindo a cidadania plena e direitos fundamentais a todos os brasileiros, além de auxiliar o país tanto na evolução do seu quadro político quanto social.

Com duração de 5 anos, período exigido pelo MEC, os alunos obtêm conhecimentos teórico, técnico e prático sobre a Legislação Brasileira e Internacional. Por meio de uma visão crítica, os estudantes também adquirem consciência social e política e, após formação na faculdade e aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o especialista poderá ser advogado ou seguir uma carreira jurídica, pois será bacharel e estará habilitado para atuar em diversas áreas de atuação. Entre as funções que podem ser exercidas pelas pessoas formadas em Direito, destacam-se dar aulas em cursos Técnicos e Superiores, trabalhar nos setores privado e público, em consultorias e seguir a área diplomática. Para àqueles que buscam estabilidade, após a aprovação em concurso público, poderão ser juízes, promotores ou delegados de polícia. Para exercer as funções de juiz, os interessados deverão ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.  

Os profissionais estarão sempre envolvidos no pleno funcionamento de uma sociedade democrática e, por isso, serão exigidos deles valores ligados aos direitos humanos e a Constituição como pilar maior. Neste ano, o Curso de Direito da Estácio Ribeirão Preto tem como eixo o Direito Constitucional, fundamentalmente ligado à visão humanista da profissão, bem como preocupação e empenho em formação comprometida com promoção, proteção e efetivação de Direitos Humanos. A Instituição combina aplicações teóricas e práticas, oferecendo diversas parcerias por meio de projetos sociais e iniciativas oferecidas no próprio meio ambiente acadêmico, tudo com o objetivo de preparar o egresso para ser real agente de transformação social. O Curso de Direito da Estácio prepara o futuro profissional do Direito para lidar com a complexidade da sociedade moderna através de ensino crítico e reflexivo que reverencie a autonomia do estudante, estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades para buscar soluções adequadas e efetivas para os problemas que forem postos sob seus cuidados.

O Curso conta com Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ) no qual os alunos do 7º ao 10º período vivenciam advocacia na prática através de Estágio Supervisionado. Eles prestam, através do Escritório de Assistência Jurídica, atendimentos à comunidade sob a orientação de um advogado e participam de mutirões sociais e ações globais em parcerias com órgãos públicos. O NPJ do Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto dispõe, ainda, de um Núcleo do Solução Consensual de Conflitos que prima pela conciliação e mediação como mecanismos adequados de composição de conflitos com participação de mediadores e conciliadores, bem como com uma Clínica de Direitos Humanos através da qual possibilita vivência na promoção e proteção de Direitos Humanos. O NPJ do Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, não só possibilita ao estudante de Direito formação prática adequada e de qualidade, mas também retorna presta serviços à comunidade local, demonstrando sua responsabilidade social.

Segundo Camille Missick Guimarães, Gestora Nacional de Ciências Jurídicas da Estácio, o índice de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está dentro da média nacional. Além de ter um currículo e uma formação ampla e de qualidade já atestada no curso de Direito, o grupo disponibiliza ainda para seus alunos convênios e descontos para diversos cursos preparatórios para o exame da OAB. Para quem busca uma formação diferenciada, também são oferecidos os cursos de “Mediação” e “Investigação Forense e Perícia Criminal”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *