Sob chuva, Guto Figueiredo conquista terceiro pódio consecutivo
Piloto de Ribeirão Preto ficou em terceiro lugar, neste final de semana, na terceira etapa do Brasileiro de Motovelocidade; prova foi realizada em Curvelo, Minas Gerais
Três provas e três pódios. Com essa regularidade, Guto Figueiredo segue firme na disputa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Neste final de semana ele ficou em terceiro lugar na terceira etapa da competição nacional. A prova foi realizada no Autódromo Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). Guto havia conquistado o terceiro lugar no mesmo autódromo, na segunda etapa, e o segundo lugar na primeira etapa, em Goiânia.
Na sexta-feira, no treino livre, o tempo estava ensolarado. Mas no sábado, dia dos classificatórios, as condições climáticas mudaram e Guto precisou encarar chuva, frio e tempo nublado. O piloto de Ribeirão foi rápido no primeiro treino classificatório e fez o terceiro melhor tempo no geral, independente da categoria, ficando à frente de pilotos que correm na categoria “Pró” (motos mais potentes). “Supercontente! Ficar em terceiro com moto stock [motores de fábrica] foi um excelente resultado”, diz.
Por conta da chuva os treinos atrasaram e o último classificatório ficou para o final da tarde, quando não chovia mais, o que provocou um dilema. “Não estava nem seco e nem molhado. Não é uma situação boa para andar com pneu de chuva. Pneu de chuva é para quando realmente está chovendo. Naquela situação andaria mais rápido, mas iria destruir os pneus. O detalhe é que não havia mais pneus de chuva, nem pra vender no autódromo, e tinha previsão de chuva para domingo. Se eu andasse rápido, iria destruir os pneus para domingo, na prova. Preferi não poupar equipamento dessa forma, mas não fiz um bom tempo”, relata.
Para o grid da prova, é o melhor tempo do resultado dos treinos classificatórios. E Guto teve que largar bem atrás. “Larguei em 14º e já na primeira volta estava em 8º. Foram seis ultrapassagens, mas encontrei pilotos que em vez de ‘virar’ mais rápido ficaram defendendo suas posições, isso fez com que o ritmo de prova ficasse lento e meus adversários começaram a abrir um distância de 1,5s. Foi ficando cada vez mais difícil. Foram muitas situações adversas, mas consegui melhorar o tempo de volta e cheguei em terceiro”.
“Agora vamos para outras pistas”, diz Guto referindo-se ao fato de que duas etapas consecutivas aconteceram em Curvelo, onde os pilotos locais conhecem o traçado como ninguém. As etapas finais serão em 22 de novembro, em Cascavel (PR), e 5 de dezembro, em Goiânia (GO). “Vou com tudo”, finaliza.
Guto Figueiredo é piloto de motovelocidade desde 2013 e compete no Brasileiro de Motovelocidade com moto número 18. É o atual campeão brasileiro da SuperBike e tem patrocínio da A2 Informática, VoePass, Capacetes Suomy Motosport, Garmin, ERT Uniformes, Cremoso Sorvetes e Café, Z1 Motos, BC Ciclismo, Núcleo Score, Revista Revide, Capacete Companhia e amigos. Saiba mais nas mídias digitais @gutofigueiredo18.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOVELOCIDADE09/08 | 1ª Etapa – Goiás (Goiânia) – 2º Lugar27/09 | 2ª Etapa – Minas Gerais (Curvelo) – 3º Lugar01/11 | 3ª Etapa – Minas Gerais (Curvelo) – 3º Lugar22/11 | 4ª Etapa – Paraná (Cascavel)05/12 | 5ª Etapa – Goiás (Goiânia)