Tendências fitness 2020: pesquisa inédita aponta quais serão as modalidades que vão movimentar as academias na América do Sul

A Bodytech aposta em cinco atividades que contam com o perfil do público brasileiro: werable technology, treinamento funcional, aulas coletivas, atividades mind e terceira idade

Muitas tendências do mundo fitness permanecem consistentes nos últimos anos, é um mercado em constante transformação e sempre há espaço para inovação. É nítido que a indústria da atividade física está aproveitando cada vez mais a tecnologia e sabendo traduzir o crescente desejo do consumidor por experiências únicas e personalização.

“A Bodytech está atenta a todos os movimentos do mercado wellness. Nossos profissionais têm sede de aprender para oferecer sempre o melhor atendimento e aulas diferenciadas com embasamento técnico e segurança. Viajamos o mundo em busca de novidades e damos oportunidades aos nossos profissionais de criar modalidades. A inovação faz parte do DNA da Bodytech”, pontua Eduardo Netto diretor técnico da Bodytech Company.

A 14ª Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness 2020, realizada pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) e divulgada recentemente aponta as 20 tendências fitness mais relevantes. O principal objetivo da pesquisa é identificar as atividades, modalidades e os programas que estão crescendo e se desenvolvendo com força nas academias de todo o mundo. Para chegar às 20 tendências do próximo ano, o estudo reúne opiniões de especialistas da área, incluindo profissionais de fitness da Ásia, Europa, Austrália, África, América do Norte e América do Sul.

A pesquisa para 2020 foi realizada pela primeira vez com o público da América do Sul para apontar quais as atividades que farão sucesso durante o próximo anos. “Nosso país apresenta características e necessidades únicas. Quando comparamos as tendências do mundo com as do Brasil, observamos de forma clara e nítida uma mudança de preferência entre os profissionais. É notório que o povo brasileiro tem como prioridade a busca pelo “corpo perfeito” e preferem a exercícios que estimulam o emagrecimento. Os demais países optam por uma melhora na saúde como foco principal”, declara Netto.

Outro ponto de destaque e que parece em ambos os rankings, trata-se do programa específico para idosos, grupo que possui necessidades distintas. O envelhecimento da população deve ser acompanhado de uma melhora substancial na qualidade de vida. Diante deste contexto, o mercado deve crescer e ganhar relevância.

Vale ainda destacar que tendência é a tradução do desenvolvimento geral ou mudança na forma de como as pessoas estão se comportando e é completamente diferente de modismo. “É muito comum as tendências se alternarem, mas o que realmente importa para o grupo Bodytech é a busca constante por atividades e programas que realmente sejam seguros, acima de tudo eficientes, e, por meio de nossos profissionais, entregar a excelência na prestação do serviço”, enfatiza Netto.

Saiba quais são as modalidades eleitas pelo nosso corpo técnico:

1) TECNOLOGIA DOS VESTÍVEIS

Assume a liderança e ainda é a grande sensação. Os sensores podem ajudar a entender e a monitorar o desempenho, nos programas de atividades físicas.  A tecnologia pode ser encontrada em trackers (monitores de desempenho), smartwatches (relógios inteligentes), relógios com GPS, roupas e sensores de ritmo cardíaco.

“Dentro deste cenário implantamos recentemente o monitoramento da frequência cardíaca em nossas aulas, como é o exemplo do Cardio Burn. A atividade é monitorada minuto a minuto. Todos os alunos utilizam um monitor de frequência cardíaca e que reúnem seus dados: peso, idade e gênero. Desta maneira, é possível saber como anda o nível de condicionamento, quais as capacidades que podem ser aprimoradas, acompanhando a evolução pelo monitor e a zona correta de treinamento. Durante o decorrer da aula, o professor vai dando feedbacks para os alunos, incentivando e respeitando a limitação de cada um”, ressalta Eduardo Netto.

2) TREINAMENTO FUNCIONAL

Trata-se de um tipo de treino que visa à melhora das capacidades físicas. Diferente da musculação que os únicos objetivos são aumento da força (máxima ou de resistência) ou hipertrofia. O treinamento funcional atua no aperfeiçoamento da execução do exercício, na coordenação motora, agilidade, velocidade, potência, precisão de movimento, força, resistência neuromuscular e cardiovascular.

É uma tendência que veio para ficar e vem sendo fortalecida na Bodytech, seja pela capacitação dos profissionais ou por aquisição de novos equipamentos juntamente com novas modalidades de treinamento funcional.

3)  AULAS COLETIVAS

Ganhando a cada ano mais relevância, as aulas coletivas proporcionam inúmeros benefícios, e os clientes Bodytech já perceberam essas vantagens: motivação, socialização e sentimento de pertencimento. E, para dar um upgrade no treino a rede acaba de lançar a modalidade Wolf Fit. É uma atividade que trabalha o corpo de maneira integrada, ajuda a fortalecer os músculos, aumenta a força, melhora a flexibilidade corporal e auxilia no ganho de massa magra. Outro fator que agrada o público feminino são as aulas especificas para glúteo, abdômen e perna. 

“Temos muito orgulho em poder afirmar que contamos com a mais renomada e experiente equipe de profissionais, sendo referência no cenário nacional e mundial, uma vez que oferecemos em toda a rede uma média de 28 aulas por dia com aproximadamente mais de 200 atividades. Quando pensar em atividades coletivas, pode ter certeza que proporcionamos uma experiência única no mercado de fitness”, aponta o diretor técnico da Bodytech Company.

4) ATIVIDADES MIND

A cada ano, as atividades mind buscam despertar o infinito potencial da alma e da mente humana, ganhando mais adeptos no Brasil. As modalidades sempre despertaram a curiosidade, mas ultimamente a busca pelas aulas aumentou, uma vez que possibilitam melhorar a saúde mental e física, e até mesmo nosso equilíbrio emocional e bem-estar espiritual.

Qualquer praticante de longo prazo pode atestar que essas modalidades não apenas melhoram a saúde do corpo, mas também aumentam o bem-estar. Dentro deste conceito, temos como objetivo a ampliação dos espaços dedicados à meditação, e a implantação de novas aulas.

5) TERCEIRA IDADE

A população mundial está envelhecendo aceleradamente. Na medida em que envelhecem, as pessoas se tornam menos ativas, suas capacidades físicas diminuem e com as alterações psicológicas que acompanham a idade (sentimento de velhice, estresse, depressão), facilita o aparecimento de doenças crônicas como doenças coronarianas, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose e obesidade.

A prescrição de exercícios físicos para melhorar e manter a saúde do idoso está se tornando extremamente necessária. A melhora na aptidão beneficia não somente a expectativa e a qualidade de vida dos idosos, mas também tem demonstrado ser eficaz na redução dos custos com saúde, tornando-se uma prioridade na agenda da rede de academias.

A Bodytech conta com o BT Master – programa exclusivo para alunos a partir dos 70 anos. O plano visa contribuir para a manutenção da autonomia e conta com professores do BT Care, capacitados para atendê-los com treinos individualizados.  Ao aderir ao BT Master o contratante terá direito ao plano fitness (musculação e atividades coletivas terrestres) entre 09h e 17h.

Imagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *