Vendas do Dia das Crianças devem crescer 2,5%, diz Boa Vista SCPC
Segundo economista da ACIRP, esse crescimento reflete a melhora do mercado de trabalho desde o último ano
As vendas neste Dia das Crianças devem ter um crescimento em torno de 2,5%, segundo a área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC, na comparação com 2017. Após as quedas observadas em 2015 e 2016 (-3,4% e -4,2%, respectivamente), o movimento do comércio devido ao dia 12 de outubro deve registrar resultado positivo pelo segundo ano consecutivo.
Segundo o economista da ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Gabriel Couto, o crescimento da expectativa de vendas no Dia das Crianças em relação a 2017 reflete a melhora do mercado de trabalho desde o último ano, levando a um maior número de pessoas em condições de comprar presentes em datas comemorativas.
“A economia brasileira ainda está longe de reincorporar todos os desempregados que surgiram durante a crise, mas os dados já apontam geração líquida de vagas nos últimos doze meses (admitidos menos desligados). Há um ano, este dado estava no terreno negativo (destruição de empregos)”, analisa Gabriel.
A região de Ribeirão Preto vive quadro bastante semelhante, apontando um estágio inicial de recuperação. Em agosto de 2017, a geração de empregos formais, no acumulado de 12 meses, teve saldo negativo, – 2397. Já em agosto deste ano, foram registrados mais de 7.348 empregos formais gerados em um ano.
Apesar de positiva, expectativa é inferior a 2017
Mesmo com um crescimento previsto de 2,5% nas compras para o dia 12 de outubro, o número é ligeiramente inferior aos 2,7% registrados no ano passado.
“O crescimento esperado abaixo do observado em 2017 pode estar relacionado ao elevado grau de incerteza causado pela indefinição do quadro eleitoral, que leva muitos consumidores a conter seus gastos e adiar a compra de bens não essenciais”, avalia o economista da ACIRP.
Segundo os economistas da Boa Vista SCPC, por causa do alto nível de desemprego e da queda da confiança, já é possível notar sinais de enfraquecimento das vendas do varejo, o que tende a se refletir no movimento das datas comemorativas.
Ainda assim, conforme observado nas demais datas comemorativas de 2018, espera-se alta das vendas. De acordo com dados da Boa Vista SCPC, sempre na comparação com 2017, o movimento do comércio cresceu 3,2% na Páscoa, 4% no Dia das Mães, 2,2% no Dia dos Namorados e 2,8% no Dia dos Pais.