Repórter: mitos e desafios #serieprofissões

Será que vida de repórter é para qualquer um ou pede determinadas habilidades que precisam ser pensadas antes da Escolha profissional?

Muitas pessoas pensam que falar em público é algo simples ou que já nasceu com as pessoas esse “dom”.  Enganam-se porque para falar em público é necessário ter além de boa dicção, carisma e também saber organizar um roteiro do assunto a ser trabalhado.

O que as pessoas acreditam em geral é que ser um bom repórter precisa apenas falar bem e ter um rosto bonito. Lógico que esses fatores podem ajudar na profissão de repórter, no entanto, ao conversarmos com Fagner Viana que é repórter jornalista do canal TV Novo Monte e está na profissão desde 2016, ele comenta que mais do que imagem é necessário que as pessoas identifiquem no jornalismo o seu interesse pelas informações e neutralidade ao passar as notícias ao público.

E nesse pouco tempo de profissão, Fagner já fez coberturas muito importantes do cenário da política brasileira, o que mostra que seriedade e competência são marcas que ele trilha para não perder a direção profissional.

E o que muitos querem entender é se repórter pode ou não ter seu ponto de vista, Fagner afirma que sim, mas a notícia precisa ser levada com a maior imparcialidade possível. Basta lembrarmos do episódio com a repórter Flávia Jannuzzi, da Globo, que foi hostilizada e expulsa junto com sua equipe de reportagens de uma passarela onde se preparava para fazer a cobertura da Greve dos Caminhoneiros em maio deste ano.

O público busca a credibilidade,  então quando uma pessoa decide ser jornalista, seja dentro de uma grande emissora de TV ou rádio ou até mesmo na web já se sabe que o público nem sempre perdoa algum tipo de parcialidade,  ou mentiras e omissões pois a falta de dados ou veracidade nas notícias rapidamente é descoberto.

Já se sabe que na era da internet é muito rápido fazer com que qualquer informação possa chegar ao grande público e viralizar em fração de segundos,  como avisa Fagner.

Se você pensa em ser um(a) repórter é importante antes de noticiar algo fazer o levantamento minucioso das fontes e uma investigação mais detalhada para saber se há ou não realmente aquele fato com aquela prévia situação descrita para assim poder transmitir de forma segura ao grande público.

Outro aspecto importante da profissão repórter é que há aquele mito de que é uma profissão cheia de vantagens, já que se pode estar perto de pessoas importantes ou em eventos grandiosos.

Ou também por proporcionar grandes Salários, será?  Fagner alerta que é necessário investimento de tempo e estudo para se conquistar a confiabilidade e a credibilidade do público para quem procura ser um(a) jornalista respeitado(a).

Perguntamos a ele qual foi sua motivação para escolher a profissão e ele disse que é “porque através do jornalismo, pode expandir o conhecimento de passar para as pessoas não apenas notícias, mas conhecimento de algo que nem elas sabiam que existia.”

Fica a dica então para quem hoje quer saber mais da profissão repórter e conhecer um pouco mais das habilidades necessárias para seguir a frente com sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *