Instituto HEINEKEN e Instituto PROA se unem para capacitar jovens da rede pública de ensino para o mercado de trabalho

Em linha com uma das principais problemáticas do país, a desigualdade social, e alinhado ao seu compromisso de transformar a sociedade por meio do equilibro, o Instituto HEINEKEN anuncia parceria firmada com o Instituto PROA que prevê a capacitação profissional de jovens de baixa renda, oriundos do ensino público, desenvolvendo competências essenciais para sua inclusão produtiva no mercado de trabalho, por meio da Plataforma PROA, solução on-line escalável que leva formação de acordo com as demandas do mercado de trabalho para jovens. O Instituto PROA tem como foco os jovens entre 17 e 22 anos, das redes públicas de ensino dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Embora o desemprego entre os jovens tenha caído para 19,3% no 2º trimestre de 2022, a taxa ainda segue maior do que a média geral nacional, que inclui toda a população, de 9,3% (IBGE, agosto/2022). “Esse cenário demonstra que há urgência na implementação de programas de fomento à empregabilidade dos jovens, que enfrentam piores condições de trabalho, especialmente quando se pensa naqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Pretendemos, com esta parceria, contribuir para a diminuição desses índices e ampliar as oportunidades a esta faixa da população, tendo em vista os excelentes resultados alcançados pelo Instituto PROA em sua trajetória”, explica a gerente executiva do Instituto HEINEKEN, Vania Guil.

Lançado em abril deste ano com o propósito de transformar a sociedade por meio do equilíbrio, o Instituto HEINEKEN tem como principais públicos-alvo vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis e jovens em situação de vulnerabilidade. Para este último grupo, o Instituto desenvolve um trabalho que visa desenvolver habilidades socioemocionais e educacionais por meio da sua plataforma de educação e apoio ao jovem, WeLab by Instituto HEINEKEN. Nos encontros, os participantes são estimulados a falarem e ouvirem sobre temas como família, amigos, trabalho, sentimentos e como a relação com a vida reflete na relação com o consumo de álcool, promovendo o consumo responsável.

Para os ambulantes, a proposta é oferecer educação para que sejam melhorados os processos de trabalho e venda, contribuindo para o aumento de renda. No grupo de catadores, o Instituto busca capacitá-los para que melhorar o aproveitamento dos materiais coletados e, consequentemente o incremento da renda. Em ambos os casos, o objetivo também é desenvolver habilidades socioemocionais e de cooperativismo. Segundo levantamentos do Instituto Heineken, nas cooperativas de catadores, grande parte são mulheres, chefes de família. “Nossa expectativa é impactar 10 mil ambulantes e catadores, além de 1 milhão de jovens direta e indiretamente até 2025 e a parceria com o Instituto PROA é uma frente fundamental para atingirmos nossos objetivos”, destaca Vânia.

Criado há 15 anos, o Instituto PROA atua na formação de jovens para o mercado de trabalho. Desde a sua fundação, foram impactados mais de 36 mil jovens entre 17 e 22 anos, da rede pública de ensino, por meio do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, atingindo índices de empregabilidade acima de 85% em até três anos após a conclusão do curso. A experiência acumulada nesses anos permitiu a criação da Plataforma PROA, com conteúdo desenvolvido com base nos resultados de pesquisas realizadas com mais de 70 empregadores, sobre as competências socioemocionais e técnicas demandadas pelas empresas para jovens em início de carreira.

Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, “a inclusão da juventude no mercado de trabalho formal e estruturado diminui a desigualdade social e gera oportunidades, o que traz impactos importantes para o País, desenvolvendo novos profissionais qualificados e movimentando a economia, o que ajuda a quebrar o ciclo da pobreza. Por isso, é importante as empresas do setor privado se engajarem nesta questão. O Grupo HEINEKEN, por meio do Instituto HEINEKEN, demonstra, com este apoio, o seu real comprometimento com o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva”.

WeLab by Instituto HEINEKEN

Para ampliar o desenvolvimento dos jovens envolvidos no programa, a próxima turma do WeLab será composta por mais de 150 alunos do PROA e acontecerá nos dias 7/11 a 12/11, em São Paulo (SP). No 4º encontro, dia 10/11, 30 jovens serão informados que executivos da companhia serão os seus mentores por meio de uma interação que acontecerá por meio de cartas para tratar de experiências pessoais e profissionais. Os organizadores preveem a troca de 30 cartas no total.

O Welab nasceu em 2019 a partir da necessidade de entender os principais gatilhos que levam a geração Z a consumir bebidas alcoólicas em exagero. Com os aprendizados, a cervejaria, em parceria com a consultoria de inovação Maker Brands, responsável pela gestão e execução do projeto, desenvolveu uma metodologia inédita e inovadora que impacta jovens com conteúdo focado em reflexões e diálogos sobre como manter uma relação de equilíbrio com a vida e com o álcool. Mais de 200 jovens já foram formados desde a criação do programa.

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